A RELAÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Danielli Cristina de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, PB, Brasil
  • Eduardo Lucas de Sousa Eneas Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, PB, Brasil.
  • José Ferrari Neto Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, PB, Brasil.
  • Henrique Miguel de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, PB, Brasil. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Cajazeiras, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.457

Resumo

O presente trabalho surge da necessidade de fazer um resgate da discussão de um artigo publicado na VII Conferência Internacional de Linguística e Cognição que ocorreu em 2015 no Campus I da Universidade Federal da Paraíba – UFPB com anais publicados. As dificuldades de aprendizagem denunciam que algo não anda bem no processo de aprendizagem, sabendo disso, há inúmeros problemas relacionados a esses problemas dentre eles: metodologias de ensino tradicionais, percepção visual e principalmente as dificuldades no processamento da linguagem. Essas dificuldades abrangem os fatores cognitivos e sociais, e caso não sejam prevenidas/tratadas com pontualidade, levando em consideração que a aprendizagem é cumulativa, podemos ter comprometimentos em relação ao desempenho escolar. A principal finalidade deste artigo é retomar os dados apresentados da revisão sistemática intitulada de Estudo sobre a relação de dificuldades no processamento da linguagem com problemas escolares, a qual foi apresentado a análise de 20 artigos em bancos de dados Scielo e Pepsic com o descrito “processamento + linguagem”, foram selecionados artigos de 2010 a 2014, publicados nas línguas inglesas, portuguesa e espanhola que investigaram o desempenho de crianças e adolescentes. Os resultados apontados demonstraram que escolares com dificuldade no processamento da linguagem apresentam baixo rendimento em leitura e escrita, pelo fato de demandarem a utilização da memória de trabalho e conhecimento lexical para essas atividades. A compreensão destes fatores podem contribuir para professores, psicopedagogos e familiares a lidarem com essas dificuldades e consequentemente contribuir para sanar as dificuldades de aprendizagem.

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Publicado

2019-08-15