A RELAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E RENDIMENTO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Mônica Dias Palitot
  • Joseane da Silva Meireles
  • Francisco de Assis Toscano de Brito
  • Henrique Miguel de Lima Silva
  • Amanda Trajano Batista

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.456

Resumo

Introdução: Em contextos educacionais, os aprendentes utilizam procedimentos para facilitar a aquisição, armazenamento e posterior aplicação dos conhecimentos aprendidos, que são as estratégias que servem como recursos para uma aprendizagem bem sucedida.  Dessa forma, este estudo teve por objetivo avaliar o uso de estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa, de modo a verificar o repertório de estratégias de aprendizagem utilizado pelos mesmos. Método: A amostra foi composta por 600 estudantes, com uma faixa etária de 14 a 29 anos. Os instrumentos utilizados foram uma Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem contendo 41 itens que foi aplicada coletivamente e analisadas pelo Software SPSS. Resultados: Os resultados demonstraram que as estratégias utilizadas e que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem foram: fazer esquemas usando as ideias principais do texto(27%) e criar perguntas e respostas sobre o assunto(27%). No tocante a repetência, observou-se que 27,5% da amostra já a apresentou por pelo menos uma vez, com relação ao sexo,  houve uma maior prevalência do sexo feminino (58%, n = 348) corroborando com estudos na área. Conclusão: Espera-se que os resultados desta pesquisa possam auxiliar na construção do saber prático, a fim de mobilizar novas ações na práxis pedagógica e psicopedagógica, sobretudo na elaboração de intervenções quanto ao uso de estratégias de aprendizagem.

 

Palavras chave: estudantes, estratégias de aprendizagem, rendimento escolar.

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Publicado

2019-08-15