POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.24219/rpi.v3i2.492Résumé
RESUMO: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância das políticas públicas educacionais analisando os pontos chaves de maior pertinência para uma educação mais significativa. Para subsidiar a reflexão utiliza-se das contribuições de alguns autores que discutem os problemas e as soluções que são enfrentados pelo país dentro dessa contextualização. A metodologia usada foi por meio de fonte bibliográfica e as contribuições deixadas pelos mesmos autores que defenderam essa temática. Os resultados dessa pesquisa têm como finalidade verificar a real importância da criação e da inserção de novas políticas publicas educacionais e da continuidade das que já existem. A conclusão desse artigo é perceber o quanto a nossa educação é carente, principalmente no requisito políticas publicas,sendo necessário um olhar prioritário por parte de todos que constroem a educação.
Palavras-chave: Educação. Políticas Publicas. Inclusão.C EDUCATIONRéférences
AZEVEDO, J. L. de. A educação como política pública. 3ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. Dos (et. al.). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil: texto constitucional
promulgado em de outubro de 1988, com as alterações dadas pelas Emendas Constitucionais números de 1/92 a 91/2016. Brasília-DF 2016. Disponívelem:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em 20fev. 2017.
_____. Decreto 6495/2008. Institui o programa de extensão universitária - PROEXT. Brasília- DF 2008. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato200
-2010/2008/Decreto/D6495.htm>. Acesso em20 fev. 2017.
_____. Decreto 7416/2010. Regulamenta os arts. 10 e 12 da Lei nº 12.155, de 23 de dezembro de 2009, que tratam da concessão de bolsas para desenvolvimento de atividades de ensino e extensão universitária. Brasília-DF2010. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007 -2010/2010/Decreto/D7416.htm>. Acesso em 20 fev. 2017.
FERREIRA, André; LEOPOLDI, Maria Antonieta. A contribuição da universidade pública para a inovação e o desenvolvimento regional: a percepção dos gestores e pesquisadores. Revista Gestão Universitáriana América Latina, Florianópolis, v. 6, n. 1, p.60-82, jan. 2013.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
GATTI, Bernardete Angelina. Nota decontracapa. In Extensão universitária umaquestão em aberto. Caldeirón et al (Orgs). São
Paulo: Xamã, 2011.
JANTKE, Regina Vazquez Del Rio; CARO,Sueli Maria Pessagno. A extensão como
exercício da cidadania. In A extensãouniversitária como princípio deaprendizagem. SILVERES, Luís (Org.).Brasília: Liber Livro, 2013.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
_____. Lei nº 9394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. DiárioOficial da República Federativa do Brasil,Brasília - DF. 23 dez. 1996. Acesso em 20 fev.2017.
MEC. Edital PROEXT 2016 Programa de apoio a extensão universitária MEC/SESu.
Brasília-DF. 2015.
PEREIRA, José Matias. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São
Paulo: Atlas, 2012.
TAVARES, Maria das Graças Medeiros. Os múltiplos conceitos de extensão. In Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. FARIA, Dóris Santos (Org.).Brasília: UNB, 2001
SARDAGNA, Helena Venites. Educação Para Todos: uma política do mundo global. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 2, p. 7-13, 2006.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia M. de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
XAVIER, RIBEIRO, NORONHA. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo, SP: FTD. 1994.