Formação de professores para a educação infantil: caminhos trilhados

Autores

  • Maria de Fátima Avelino da Silva UFCG
  • Maria Gracielle Vieira Pedroza UFCG
  • Zildene Francisca Pereira UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.399

Resumo

Apresentaremos, neste artigo, uma breve reflexão acerca de aspectos históricos que permeiam a formação de professores para a Educação Infantil, a partir dos avanços e entraves nas políticas públicas voltadas para essa etapa da educação básica. Para tanto temos como objetivo: discutir as principais influências para a escolha da profissão docente, levando em consideração a contribuição das experiências vividas e as limitações no que diz respeito às oportunidades de emprego/trabalho na cidade onde residimos, bem como reconhecer a importância dos vínculos estabelecidos entre professores e alunos para o processo de ensino-aprendizagem e identificar os principais aspectos vividos nas experiências escolares que contribuíram de forma agradável e/ou desagradável refletidas na prática docente. Realizamos uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões acerca da escolha da profissão docente, com uma professora que trabalha na Educação Infantil na cidade de Carrapateira/PB. Vimos a partir da narrativa da professora que a escolha da docência está ligada as próprias condições sociais e econômicas da cidade onde reside, a influência do modelo de professora que teve quando criança e a relevância de trabalhar na Educação Infantil considerando as diferentes aprendizagens dos alunos em seu contexto específico. Por fim, Essa atividade nos possibilitou pensar a escolha da docência a partir de um olhar mais cuidadoso acerca da formação e dos principais aspectos que a influenciam.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação Docente; Educação Infantil; Escolha da profissão.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades