Formação de professores para a educação infantil: caminhos trilhados
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.399Abstract
Apresentaremos, neste artigo, uma breve reflexão acerca de aspectos históricos que permeiam a formação de professores para a Educação Infantil, a partir dos avanços e entraves nas políticas públicas voltadas para essa etapa da educação básica. Para tanto temos como objetivo: discutir as principais influências para a escolha da profissão docente, levando em consideração a contribuição das experiências vividas e as limitações no que diz respeito às oportunidades de emprego/trabalho na cidade onde residimos, bem como reconhecer a importância dos vínculos estabelecidos entre professores e alunos para o processo de ensino-aprendizagem e identificar os principais aspectos vividos nas experiências escolares que contribuíram de forma agradável e/ou desagradável refletidas na prática docente. Realizamos uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões acerca da escolha da profissão docente, com uma professora que trabalha na Educação Infantil na cidade de Carrapateira/PB. Vimos a partir da narrativa da professora que a escolha da docência está ligada as próprias condições sociais e econômicas da cidade onde reside, a influência do modelo de professora que teve quando criança e a relevância de trabalhar na Educação Infantil considerando as diferentes aprendizagens dos alunos em seu contexto específico. Por fim, Essa atividade nos possibilitou pensar a escolha da docência a partir de um olhar mais cuidadoso acerca da formação e dos principais aspectos que a influenciam.
PALAVRAS-CHAVE: Formação Docente; Educação Infantil; Escolha da profissão.