Tecnologias educativas como estratégia de construção do conhecimento com base no método construtivista
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.309Resumen
O desenvolvimento de metodologias para potencializar a construção de conhecimentos no cotidiano escolar tem sido um dos temas mais abordados pelos estudiosos dessa área de conhecimento. No presente trabalho objetivamos refletir a teoria construtivista de Vygotsky realizando um estudo teórico e reflexivo acerca desta teoria na construção de novos conhecimentos, usando como instrumento mediador jogos educativos através dos quais se estimula a participação dos discentes proporcionando a aquisição dos saberes no processo ensino - aprendizagem.
Referencias
GURGEL, P. C.; FERNANDES, M. C. Educational games in nursing teaching of public health: experience report. Rev enferm UFPE on line., Recife, v. 9, n. 9, p. 9320-9323, setembro 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/10733/11835>. Acesso em: 14 agosto 2017.
HEIMANN, C. et al. A construção do conhecimento da enfermagem baseada no método construtivista. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 997-1000, agosto 2013.
OLIVEIRA, J. B. A. Repensando a educação brasileira. São Paulo: Atlas, 2015.
RIBEIRO, R. J. et al. Theories of Learning in Educational Games: a Brazilian Overview. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-10, julho 2015. Disponível em: < http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/57589/34562 >. Acesso em: 14 de agosto de 2017.
SANTAELLA, L. O papel do lúdico na aprendizagem. Revista Teias, Rio de Janeiro, v.13, n. 30, p. 185-195, setembro/dezembro 2012.
SOUZA, A. P.; ROSSO, A. J. Mediação e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): entre pensamentos e práticas docentes. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: CHAMPAGNAT, 2011. v. 1, p. 5894 - 5906.
THOFEHRN, M. B.; LEOPARDI, M. T. Construtivismo sócio-histórico de Vygostky e a enfermagem. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 59, n. 5, p. 694-698, outubro 2006.