FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: CENARIO E DIALOGO COM OS SABERES
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.153Abstract
A formação do professor é considerada como um dos fatores mais relevantes para promover os padrões de qualidade adequados na educação.A literatura de Nunes, Corsino e Kramer (2013)revela que nos municípios do estado do Rio de Janeiro, do período de 1999 a 2009, houve avanços na educação infantil, tais como: a expansão das matrículas nas creches públicas; organização e funcionamento das secretarias no que concerne à especificidade da educação e às equipes pedagógicas de acompanhamento da educação infantil. Entretanto, inúmeros aspectos precisam de atenção urgente das políticas públicas municipais, entre eles o aprimoramento através de formação continuada, formação em serviço e a construção da identidade do professor de educação infantil. Este texto tem por objetivo geral discutir a formação do professor de educação infantil e o seu desenvolvimento profissional no município do Rio de Janeiro e propõe como questões de estudo: Quais tem sido as possibilidades e experiências de formação que o professor de educação infantil tem encontrado na rede pública? Quais são as estratégias privilegiadas para a formação continuada dos professores de educação infantil? Até que ponto a formação tem propiciado a reflexão sobre a própria prática? Por meio de uma pesquisa qualitativa que se valeu de entrevistas e grupo focal realizada junto a professores e gestores de educação infantil pode-se investigar o cenário atual de formação e a percepção dos docentes. No que se refere a formação continuada oferecida no município do Rio de Janeiro pode-se afirmar queapesar dos esforços de envolvimento dos pais, gestores e professores no dia a dia da educação infantil, na efetivação das estratégias de formação prevalece os eventos pontuais como jornadas e seminários, em que não se garante o espaço de reflexão sobre a própria prática.
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