A RELAÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Danielli Cristina de Lima Silva, Eduardo Lucas de Sousa Eneas, José Ferrari Neto, Henrique Miguel de Lima Silva

Resumo


O presente trabalho surge da necessidade de fazer um resgate da discussão de um artigo publicado na VII Conferência Internacional de Linguística e Cognição que ocorreu em 2015 no Campus I da Universidade Federal da Paraíba – UFPB com anais publicados. As dificuldades de aprendizagem denunciam que algo não anda bem no processo de aprendizagem, sabendo disso, há inúmeros problemas relacionados a esses problemas dentre eles: metodologias de ensino tradicionais, percepção visual e principalmente as dificuldades no processamento da linguagem. Essas dificuldades abrangem os fatores cognitivos e sociais, e caso não sejam prevenidas/tratadas com pontualidade, levando em consideração que a aprendizagem é cumulativa, podemos ter comprometimentos em relação ao desempenho escolar. A principal finalidade deste artigo é retomar os dados apresentados da revisão sistemática intitulada de Estudo sobre a relação de dificuldades no processamento da linguagem com problemas escolares, a qual foi apresentado a análise de 20 artigos em bancos de dados Scielo e Pepsic com o descrito “processamento + linguagem”, foram selecionados artigos de 2010 a 2014, publicados nas línguas inglesas, portuguesa e espanhola que investigaram o desempenho de crianças e adolescentes. Os resultados apontados demonstraram que escolares com dificuldade no processamento da linguagem apresentam baixo rendimento em leitura e escrita, pelo fato de demandarem a utilização da memória de trabalho e conhecimento lexical para essas atividades. A compreensão destes fatores podem contribuir para professores, psicopedagogos e familiares a lidarem com essas dificuldades e consequentemente contribuir para sanar as dificuldades de aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BRETANHA, A. C; et.al. Reabilitação Virtual como Estratégia Terapêutica na Fonoaudiologia Educacional. Cadernos de Psicopedagogia 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1676-10492011005000004&script=sci_arttext Acesso em 19 de Maio de 2015

CAMARA, J. M. Jr. História da Linguística. São Paulo: Vozes, 2007.

CARROL, D. W. Psychology of language. Monterey: Brooks/Cole, 1986.

FROTA, S; PEREIRA, D. Processamento auditivo: estudo em crianças com distúrbio da leitura e escrita. Revista Psicopedagogia, 2010 n.83 v. 27 p. 214-22. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v27n83/07.pdf Acesso em: 18 de Maio de 2015.

GAHYVA, D. L. C; HAGE, S.R.V. Intervenção fonológica em crianças com distúrbio específico da linguagem com base em um modelo psicolinguístico. Revista CEFAC, 2010 n.1 v.12 p.152-160. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v12n1/76-08.pdf Acesso em: 16 de Maio de 2015.

GÂNDARA, J. P; BEFI-LOPES, D. M. Tendências da aquisição lexical em crianças em desenvolvimento normal e crianças com alterações específicas no desenvolvimento da linguagem. Ver. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2010 n.2 v.15. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsbf/v15n2/24.pdf Acesso em: 18 de Maio de 2015.

OLIVEIRA, D. G. et. al. Análise da produção escrita de crianças com dislexia do desenvolvimento submetidas à intervenção fônica computadorizada. Revista de Psicopedagogia, 2011 n.87 v.05. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v28n87/05.pdf Acesso em : 20 de Maio de 2015.

SILVA, D. C. L.; ENEAS, E. L. S.; FERRARI NETO, J. Estudo sobre a relação de dificuldades no processamento da linguagem com problemas escolares. In: ESPÍNDOLA, L. et. al. (Orgs.). Lingüística Cognitiva e interfaces. João Pessoa: Ideia, 2016. ISBN 978-85-463-0143-0.

SMITH, C; STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A – Z: guia completo para educadores e pais. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Penso, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v2i2.457

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_________________________________________________
Revista de Pesquisa Interdisciplinar
(ISSN 2526-3560)

Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Rua Sérgio Moreira de Figueiredo s/n - Casas Populares - Tel.: (83)3532-2000 - CEP 58900-000 - Cajazeiras-PB