INGRESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: JOVENS ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CURSOS DE “ALTO PRESTÍGIO SOCIAL” NA UFPB

Autores

  • Nilcione Maciel Lacerda BATISTA Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Emília Maria da Trindade PRESTES Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v1i2.53

Resumo

A universidade é reconhecida como instituição formadora e disseminadora de bens educacionais universais, contribuindo para a promoção da mobilidade social dos indivíduos, na medida em que se utiliza do ensino, da pesquisa e da extensão para desenvolver competências intelectuais, sociais e políticas. O atual desafio da Universidade Federal da Paraíba- UFPB é assegurar a permanência, com êxito, de grupos diversificados de estudantes, principalmente, os jovens oriundos de escolas públicas. Esse fato aponta para a necessidade de estudos sobre a vivência acadêmica desses sujeitos nas suas trajetórias singulares e ao mesmo tempo instiga a discussão sobre às medidas e programas voltadas para o apoio ao estudante, em especial, o Programa de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq. A finalidade deste estudo[1] consiste em apreender os sentidos dos sujeitos e a contribuição dos programas no processo de inserção e permanência dos jovens de origem popular no ensino superior.

Palavras-chave: Democratização da educação superior. Universitários oriundos de escolas públicas. Programas de Iniciação Científica.


[1] Este artigo foi elaborado tomando como base um dos capítulos da pesquisa de Nilcione Maciel L. Batista, em sua Dissertação de Mestrado intitulada “Trajetórias de sucesso escolar dos jovens oriundos de escolas públicas no ensino superior (2016)”, no Programa de Pós-Graduação em Educação Popular- PPGE/UFPB, desenvolvida sob a orientação da Profª Drª Emília Maria da Trindade Prestes.

 

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos Científicos