AS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE AS PREPOSIÇÕES

Autores

  • Maria Vanice Lacerda de Melo BARBOSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Campus Pau dos Ferros - RN http://orcid.org/0000-0002-4149-9173
  • Erivaldo Pereira do NASCIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB - CAMPUS IV - LITORAL NORTE

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v1i2.48

Resumo

RESUMO: Este trabalho discute a abordagem de conteúdos gramaticais, mais especificamente as preposições apresentadas em um livro didático. Objetivou-se verificar se o estudo sobre essas categorias gramaticais, no livro didático, concorre para o foco na metalinguagem – abordagem gramatical centrada em conteúdos puramente normativos ou se o estudo das preposições é abordado a partir da epilinguagem – ensino contextualizado, através do qual a gramática é trabalhada de forma reflexiva, levando-se em consideração o funcionamento da língua e os efeitos de sentido que tais elementos linguísticos podem produzir no ato da interlocução. Como suporte teórico, apoiamo-nos em Bunzen-Mendonça (2006), Castilho (2010), Neves (2002, 2011), Perini (2005), Possenti (1996). Para a análise, selecionamos a quinta edição do sétimo ano da coleção didática: Português: linguagens, de autoria de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicada pela Editora Atual no ano de 2009. As observações conferem a coexistência das duas práticas de ensino de gramática no livro didático aprovado pelo PNLD: uma voltada para a intensa articulação entre os eixos da Gramática Normativa, concorrendo para a explicitação de conceitos, classificações e subclassificações organizadas de acordo com as regras da variedade padrão da língua portuguesa. A segunda proposta de trabalho segue uma abordagem que parece comprometida a despertar o aluno para a gramática da língua utilizada em favor das intenções comunicativas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Livro didático. Preposição. Metalinguagem. Epilinguagem.

 

Biografia do Autor

  • Maria Vanice Lacerda de Melo BARBOSA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Campus Pau dos Ferros - RN

    Professora do Magistério Superior

    Doutora em Linguística

  • Erivaldo Pereira do NASCIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB - CAMPUS IV - LITORAL NORTE
    Professor da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Litoral Norte. Docente credenciado no PROFLETRAS/UFPB e no PROLING/UFPB.

Referências

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Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos Científicos