UMA ABORDAGEM SOBRE A INCOMPLETUDE DO TEXTO

Autores

  • Napoleão Gomes de SOUSA Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará – SEDUC

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i2.471

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo relatar experiências pedagógicas vivenciadas em sala de aula sobre texto e ensino e intenções de intervenção apresentadas à Educação Básica. Defendemos ser necessária uma reorientação da atividade pedagógica do professor de língua portuguesa, promovendo leituras de textos encontrados nos diversos espaços sociais, recorrendo a práticas favorecedoras de leitura interativa, leitura diversificada. Fundamentamo-nos em conceitos de explicitude e implicitude do discurso abordados por Orlandi (1988), Antunes (2008) e Ferrarezi (2008). Trata-se de um estudo analítico, elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, precisamente nas discussões fomentadas durante a disciplina Texto e Ensino. Utilizamo-nos de uma metodologia bibliográfica, uma vez que nosso intuito foi buscar reforço em teorias já largamente comprovadas sobre a construção de sentidos em sala de aula. Do debate, ficou elucidado que explicitude e implicitude são mecanismos capazes de permitir variadas e infinitas possibilidades de construção de sentidos para o que é dito e para o que não é dito, uma vez que a incompletude do texto se justifica quando há a compreensão de que nem tudo precisa ser explicitado na materialidade linguística.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Texto. Ensino.

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REVISTA Carta Capital. Página 16. Número 838, 25 de fevereiro de 2015.

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos