UMA ABORDAGEM SOBRE A INCOMPLETUDE DO TEXTO
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v2i2.471Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo relatar experiências pedagógicas vivenciadas em sala de aula sobre texto e ensino e intenções de intervenção apresentadas à Educação Básica. Defendemos ser necessária uma reorientação da atividade pedagógica do professor de língua portuguesa, promovendo leituras de textos encontrados nos diversos espaços sociais, recorrendo a práticas favorecedoras de leitura interativa, leitura diversificada. Fundamentamo-nos em conceitos de explicitude e implicitude do discurso abordados por Orlandi (1988), Antunes (2008) e Ferrarezi (2008). Trata-se de um estudo analítico, elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, precisamente nas discussões fomentadas durante a disciplina Texto e Ensino. Utilizamo-nos de uma metodologia bibliográfica, uma vez que nosso intuito foi buscar reforço em teorias já largamente comprovadas sobre a construção de sentidos em sala de aula. Do debate, ficou elucidado que explicitude e implicitude são mecanismos capazes de permitir variadas e infinitas possibilidades de construção de sentidos para o que é dito e para o que não é dito, uma vez que a incompletude do texto se justifica quando há a compreensão de que nem tudo precisa ser explicitado na materialidade linguística.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Texto. Ensino.
Referências
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola,
Aula de português: encontro e _____. interação. São Paulo, Parábola, 2003.
_____. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2008.
COSCARELLI, Carla Viana. Livro de receitas para o professor de português:
atividades para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FERRAREZI, Celso Jr. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola, 2008.
GERALDI, João Wanderley. (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2003.
_____. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GREIMAS, Algirdas J.;COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo:
Contexto, 2013.
KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do
texto. São Paulo: Contexto, 2010.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez,
LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade. São Paulo: Ática, 1994.
ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez, 1988.
REVISTA Carta Capital. Página 16. Número 838, 25 de fevereiro de 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.