A ABORDAGEM DOS PRONOMES PESSOAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Clarice Cristina CORBARI Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Izabella Regina Basso PIMENTEL Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Carmen Teresinha BAUMGARTNER Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i2.470

Resumo

RESUMO: Neste artigo, analisamos o tratamento dado aos pronomes pessoais em material didático utilizado em uma escola do Oeste do Paraná. Buscamos verificar se o livro didático incorpora contribuições dos estudos descritivos do português brasileiro no que se refere ao uso dos pronomes pessoais ou se está vinculado ao viés da gramática normativa, apresentando conceitos e usos que refletem a norma padrão e desconsidera os usos efetivos dos falantes.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Portuguesa. Livro didático. Pronome.

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos