ANÁLISE DO PERCURSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL DE UMA TURMA DE 9º ANO A PARTIR DA PROPOSTA DE UM LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Carlos Eduardo Krebs ANZOLIN Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i2.469

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo examinar como se deu o desenvolvimento de uma produção textual proposta por um livro didático de Língua Portuguesa em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública. O livro didático em questão é Singular & Plural: leitura, produção e estudos da linguagem, volume do 9º ano, e foi adotado pela escola na qual atuo como professor de Língua Portuguesa no último PNLD para o triênio 2017-2019. O capítulo do livro trabalhado com a turma versa sobre a temática da gravidez na adolescência e a produção texto proposta é a de um artigo de opinião sobre este mesmo tema. As aulas com a turma se deram no primeiro bimestre do ano letivo de 2017, sendo que a produção textual foi realizada ao final do estudo do primeiro capítulo deste livro didático. Ao avaliarmos os textos que os alunos produziram, além de termos encontrado os problemas comuns de escrita, verificamos que eles também tiveram dificuldades em produzir o gênero. Este artigo, portanto, se propõe a investigar as possíveis motivações para que tal atividade de escrita não tenha sido efetivamente realizada pelos alunos, conforme propõe este material didático e apontar caminhos possíveis para melhorar o ensino e aprendizagem de produção textual.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Produção textual. Artigo de opinião. Livro didático. Ensino Fundamental II.

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos