O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO ARTICULADO À CULTURA LOCAL: O MILAGRE DA BEATA MARIA DE ARAÚJO, NO JUAZEIRO DO NORTE-CE, NO ENSINO DE PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v2i2.467Resumo
RESUMO: Este artigo, cuja temática está associada ao discurso religioso e representa um recorte de dissertação de mestrado (SOARES, 2016), no qual houve ampliação da discussão, direciona o olhar do leitor para o fenômeno ocorrido em 1889, no Juazeiro do Norte - Ceará, conhecido popularmente como o “milagre da hóstia de sangue”, protagonizado pela beata Maria de Araújo. Com foco nos estudos e no ensino da argumentação em discursos de alunos e da sociedade em geral que tematizem a cultura local, propomo-nos analisar teses e valores em crônicas produzidas por alunos do Ensino Médio, como forma de, no ensino de língua materna, compreender melhor a natureza fundante da cultura local e/ou de torná-la mais explícita aos olhos dos nossos alunos, no contexto contemporâneo. Para tanto, valemo-nos teoricamente da proposta da Nova Retórica, propagada por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), como também dos trabalhos realizados por Fiorin (2015), Souza (2003), Plantin (2008), para as questões da argumentação e Marcuschi (2008), entre outros, para o ensino de Língua Portuguesa. Enquanto resultado, esperamos que nosso trabalho possa contribuir com o ensino de língua materna, mais precisamente da crônica, e com a atividade de argumentar.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura. Argumentação. Ensino de Língua Portuguesa.
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