PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CAUSO PARA DESENVOLVER A PRODUÇÃO TEXTUAL E OS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gabriella WENTZ CUNHA Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Greice da SILVA CASTELA Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i2.466

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de Sequência Didática (SD) do gênero discursivo causo elaborada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel. Utilizamos como embasamento teórico autores como Rojo (2012), Dolz e Schenewly (2004), Batista (2007) e Geraldi (1997). Esperamos incentivar outros docentes para que desenvolvam e apliquem em suas aulas propostas pedagógicas que integrem multiletramentos e produção textual, associados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), possibilitando novas e variadas formas de circulação e suporte.

PALAVRAS CHAVE: Sequência didática. Gênero discursivo causo. Produção textual. Multiletramentos. Ensino fundamental.

Referências

BATISTA, G. A. Entre causos e contos: gêneros discursivos da tradição oral numa perspectiva transversal para trabalhar a oralidade, a escrita e a construção da subjetividade na interface entre a escola e a cultura popular. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Taubaté, São Paulo. 2007.

SIMIONI, C. A.; COMISSIO, E. M.; BRAGA, M. N. Sequência Didática 07 Gênero Textual “Conto Contemporâneo”. In: BAÜMGARTNER, C. T.; COSTA-HÜBES, T. da C. (Orgs.) Seqüência didática: Uma proposta para o ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais. Caderno pedagógico 3 - AMOP. Cascavel: Assoeste, 2007. P.121 – 145.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1998.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY,B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY,B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: ROJO, R.; SALES, G. Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

OLIVEIRA, I. R. Gênero causo: narratividade e tipologia. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2006.

ROJO, R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. In.: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. SP: Parábola Editorial, 2012.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SWIDERSKI, R. M. S.; COSTA-HÜBES, T.C. Abordagem Sociointeracionista & Sequência Didática: Relato de Experiência. Línguas & Letras, v. 10, n. 18, 2009.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos