LÍNGUA COMO SINGULARIDADE NA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA SURDOS

Autores

  • Edneia de Oliveira ALVES UFPB
  • Maria Fatima Pereira ALBERTO

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v1i2.44

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um fator que influencia diretamente na educação do surdo usuário dessa língua. Assim, a pesquisa relatada nesse artigo partiu do objetivo de identificar os sentidos produzidos nos documentos de ordenamento jurídico sobre a promoção de educação escolar para o surdo usuário de Libras. Para cumpri-lo, teoria histórico-cultural, o método qualitativo por meio da análise documental na qual contou com um corpus composto por 26 documentos de ordenamento jurídico e com a análise temática proposta por Minayo (2010). Como resultado encontrou-se que a educação bilíngue tem como prerrogativa o ensino de Libras e língua portuguesa para surdos e concluiu-se que a esse tipo de educação promove o desenvolvimento pleno do surdo usuário de Libras.

Biografia do Autor

  • Edneia de Oliveira ALVES, UFPB
    Licenciada em português e inglês, mestre e doutora em Psicologia Social. Professora de Libras da UFPB e possui progeto na área de recurso didático para o ensino ao surdo e ensino de português para surdos

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Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa