O DIÁRIO NA SALA DE AULA: ARTICULANDO ANÁLISE LINGUÍSTICA, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v1i2.40Resumo
Ratificando as pesquisas que tomam o texto como unidade de ensino, o objetivo deste trabalho foi promover o reconhecimento das especificidades do gênero diário íntimo, com alunos do 7º ano do ensino fundamental, visando associar as categorias de gênero, texto e gramática, de maneira a efetivar modos de execução de análise linguística (AL). A finalidade é apresentar práticas pedagógicas que contribuam para a ressignificação da prática escolar, no que concerne ao ensino de leitura e escrita de gêneros textuais. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, traçada pela pesquisa-ação, que discute o ensino da gramática (logo, as práticas de análise linguística), focalizando-o na produção escrita dos alunos e nas atividades de leitura textual. O texto produzido pelo aluno constitui-se o elemento norteador das ações desencadeadas no processo investigativo, visto ser a unidade de ensino elementar para o trabalho com a escrita.PALAVRAS-CHAVE: Gramática. Gêneros do discurso. Análise linguística. Ensino.
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. 2. ed., Parábola, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011 [1979].
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2009 [1929].
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental: Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quatro ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARLETTO, Romeu. Diário: a caracterização de um gênero singular. Disponível em: <http://www.celsul.org.br/Encontros/10/completos/xcelsul_artigo%20(188).pdf>. Acesso em: 22 maio 2015.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 5.ed. São Paulo: Ática, 2011.
_____. Portos de passagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OLIVEIRA, Rosa Meire Carvalho de. Diários Públicos, Mundos Privados: o diário íntimo como gênero discursivo e suas transformações na contemporaneidade. 2002. Disponível em: <http://bocc.ubi.pt/pag/oliveira-rosa-meire-diarios-publicosmundos-privados.pdf> Acesso em: 20 maio 2015.
SOUTO, Ângela Maria da Silva; LEAL, Leiva de Figueiredo Viana. Textualização do discurso de relato. Currículo Básico Comum – Língua Portuguesa Ensino Médio. Centro de Referência Virtual do Professor – SEE-MG, 2009.
SUASSUNA, SANTOS E RODRIGUES. Práticas de leitura, produção textual e análise linguística na formação docente: uma experiência de estágio curricular de licenciatura em letras. In: SILVA, Lilian Lopes Martins da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; MORTATTI, Maria do Rosário Longo (Org.). O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de língua portuguesa. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.
TRIPP, David. Educação e pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005 (Trad. Lólio Lourenço de Oliveira). Disponível em: Acesso em: 14 dez. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.