TRADUÇÃO FUNDIDA NO VÍDEO-POEMA FEMINISTA “ATÉ QUANDO”, DE RENATA FREITAS, POR GRAZIELE GOMES: UMA CRÍTICA DA TRADUÇÃO
Resumo
Esta pesquisa aborda a “tradução” de Libras para o português de Graziele Gomes do poema de Renata Freitas intitulado “Até quando” e fundamenta-se nas teorias funcionais e críticas dos Estudos da Tradução (Reiss, 2000). Adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa, como metodologia de pesquisa a Crítica de tradução (Campos, 1992; Cardozo, 2015). Descreve-se que as estratégias utilizadas para a tradução do poema “Até Quando” de Renata de Freiras, surda feminista poetisa. Na análise, focamos em quatro dimensões: 1) camada da Libras e encenação, 2) camada do português falado, 3) camada de música e 4) camada de sonoplastia. Analisamos a composição da materialidade e partida (vídeo) e texto de chegada (tradução) como o amalgama do produto vídeo-poema corporificado e falado em português. As escolhas enunciativo-discursivas da tradutora, especialmente a partir de sua construção linguística proporcionam um excepcional prazer estético.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Linguagens & Letramentos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os originais aceitos e publicados torna-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.