INTERCULTURALIDADE NA LITERATURA NEGRA SURDA: os sinais interseccionais na poesia de Negabi

Autores

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar o poema em língua de sinais (Libras), identificado como “Poema Autoral” da poetisa negra e surda Negabi à luz dos fundamentos da interculturalidade, literatura surda e interseccionalidae. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e aplicada, na qual analisamos os elementos sobre identidade, interculturalidade/interseccionalidade e o fortalecimento de identidade negra e surda. Constatamos na obra elementos interculturais, entendendo as possíveis situações enfrentadas pelas pessoas negras surdas a partir da poesia literária de Negaby, as quais podem ser debatidas como forma de rompimento de poder hegemônico colonizador e ouvintista, contribuindo para o fortalecimento da identidade negra surda e o debate sobre fatores sociais, gênero e raça. 

Biografia do Autor

  • Dayza Meiry Barreto Silva , Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Mestranda em Letras pelo PPGL/UFPB. Licenciada em Letras Libras pela UFPB. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UFPB. 

  • Ana Cristina Silva Daxenberger, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Doutora em Educação Escolar pela UNESP. Professora Associada IV da UFPB, Professora do Programa de Pós-graduação em Letras. Membro do Neabi/UFPB e Membro do Comitê e Acessibilidade da UFPB.

  • Alex Santos Coelho da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Mestrando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Libras e em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Tradutor e Intérprete de Libras pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Licenciado em Letras Português pela UFPB.

Downloads

Publicado

2026-08-12

Edição

Seção

Artigos Científicos