GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: ESTRUTURA DE QUESTÕES FUNCIONALISTAS EM PROVAS DO ENCCEJA
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v7i1.2238Resumo
Este artigo apresenta a estrutura anatômica de questões envolvendo gramática na prova de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, realizada pelo ENCCEJA. Durante as discussões, fundamentadas nas ideias de autores que versaram sobre texto, contexto, funcionalismo e gramática, foi possível perceber e explicar, a partir de um estudo bibliográfico, qualitativo e concretizado pela análise do exame mencionado, a importância do texto como contribuinte para a contextualização de questões envolvendo gramática. O objetivo foi apresentar como o funcionalismo linguístico baseia a elaboração e se realiza nas análises propostas pelos itens que avaliam questões de gramática na prova do ENCCEJA. Nessa perspectiva, as correntes teóricas que embasam as análises são pautadas principalmente em Neves (2014, 2021), Geraldi (2012), Travaglia (2009) e Antunes (2007, 2014). Como resultado, foi constatado que, pela análise da estrutura das questões, as contextualizações feitas aproximam-se da visão funcionalista para a abordagem da gramática.
PALAVRAS-CHAVE: gramática; funcionalismo; texto; contextualização; ENCCEJA.
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