A CONFIGURAÇÃO DOS ELEMENTOS REGIONAIS NO RESGATE DA IDENTIDADE CEARENSE NO ROMANCE AVES DE ARRIBAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v9i2.2174Resumo
Este artigo analisa, no romance Aves de arribação, de Antônio Sales, como a construção estética apresenta os elementos regionais como aspectos de resgate da identidade cearense, através das raízes culturais, considerando, para isso, os meandros de complexidade da questão regionalista. Realizou-se um estudo bibliográfico baseado, sobretudo, na perspectiva de Silva (2012), para quem a identidade constitui-se cultural e socialmente pelos indivíduos no contexto em que vivem, dentre tantos fatores, por intermédio dos atos discursivos, e é formada a partir de diferenças que se sustentam através da singularidade dos grupos identitários. Sobre o regionalismo, partiu-se, principalmente, dos postulados de Azevedo (1982), o qual afirma que o caráter regional de uma obra consiste em fixar costumes, tipos, linguagens, crenças e tradições de uma determinada região, cujos ambientes retratem um estilo de vida peculiar a ela. Foram analisados 12 excertos do romance, que mostram a vida simples de Ipuçaba, cidadezinha cearense, e descreve hábitos, figuras típicas, eventos da vida cotidiana da cidade, além da cor local, representada a partir da paisagem sertaneja. Todo esse panorama configura características regionalistas que, de certa forma, buscam um resgate da identidade regional, em uma leitura estética na qual a dimensão cultural da localidade se encontra profundamente marcada..
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguagens & Letramentos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.