CULTURA POPULAR: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS ORAIS NA SALA DE AULA

Autores

  • Jackeline Ferreira Simões Mangueira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Hérica Paiva Pereira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v9i2.2168

Resumo

A oralidade e a cultura popular são inerentes ao ser humanoor fazerem parte de suas práticas diárias, assim como de seus valores e crenças e, portanto, uma temática de extrema relevância para ser trabalhada em sala de aula, pois, segundo Marcuschi e Dionisio (2007), a oralidade no âmbito educacional é necessária e deveria ser algo natural, contudo, na visão dos autores, essa não é uma realidade na sala de aula. Diante disso, o objetivo deste artigo é abordar a leitura e a compreensão de textos orais através do gênero textual Causo, que é um gênero enraizado na oralidade e na cultura popular. Nessa perspectiva, o trabalho[1] está fundamentado, principalmente, nos aportes teóricos de Cascudo (2006), Marcuschi e Dionisio (2007) e Soares (2022). Quanto à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, por promovermos reflexões sobre as contribuições da cultura popular para o desenvolvimento das competências leitoras, como a compreensão dos textos orais, a identificação dos elementos implícitos nos causos, o reconhecimento das relações entre os causos e outros textos lidos, entre outras.  Como resultado, apresentamos uma Proposta de Intervenção Pedagógica, com o gênero textual Causo, para ser trabalhada por professores no 6º ano do Ensino Fundamental.

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos