O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO

Autores

  • Antonio Alberlandio de Moura Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Prof. Dra. Nozângela Maria Rolin Dantas Universidade Federal de Campina Grande - UFCG https://orcid.org/0000-0001-7129-1763

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v9i2.2165

Resumo

O artigo objetiva realizar estudo sobre os desafios enfrentados no ensino da leitura e da escrita em escolas do campo. Para tanto, buscou-se fundamentação nas ideias defendidas por Antunes (2009), Arroyo (1999), Fernandes (2006), Moura (2023), entre outros. A pesquisa classifica-se como bibliográfica, visto seu caráter exploratório e a análise comparativa entre trabalhos realizados por outros pesquisadores. Constatou-se que a principal problemática enfrentada para o ensino da leitura e da escrita nas escolas do campo diz respeito às dificuldades dos professores em promover a inclusão, a dignidade e a autonomia dos alunos, bem como a consciência emancipadora. Esse problema é ocasionado por outros relativos à infraestrutura predial, distância entre escola e residência do estudante e escassez de material didático contextualizado. Constatou-se também que a escola, como espaço de interação, deve oferecer um currículo relevante e acessível, formando cidadãos críticos capazes de usar a linguagem de forma significativa em contextos sociais variados. Concluiu-se que, por meio de metodologias ativas e/ou da abordagem sociointeracionista, o ensino da leitura e da escrita pode promover a participação e a autonomia dos alunos.

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos