UMA ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DOS GÊNEROS DO DISCURSO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 4º ANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v9i2.2163

Resumo

O livro didático continua sendo o principal material de apoio dos docentes em sala de aula, graças à facilidade de acesso. Pensando nisso, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como os gêneros do discurso são trabalhados no livro didático Buriti mais Português, editado por Marisa Martins Sanchez, do 4º ano do Ensino Fundamental I. Para isso, escolhemos textos e exercícios de três, das oito Unidades que compõem o livro. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Bakhtin (1979) e Marcuschi (2002) no que se refere aos estudos dos gêneros discursivos; nas discussões sobre o livro didático, em Bezerra (2001), Santos (2011) e Santos (2020), além de olharmos para as concepções de gênero adotadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e reiteradas pela Base Nacional Comum Curricular (2017). A metodologia é documental, de abordagem qualitativa. Como resultado, observamos que os livros didáticos exploram os elementos da composição estrutural, tais como: ações dos personagens, espaço, título, autor, deixando um espaço para complementação do professor no que diz respeito à abordagem dos gêneros textuais em sua natureza funcional e interativa, conforme defende Marcuschi (2002). 

 

Biografia do Autor

  • Bianca Pedrosa Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING/UFPB). 

  • Michaella Araujo Farias, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING-UFPB).

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos