UMA LEITURA DO CORPO-OBJETO NEGRO NO POEMA “BLACK FRIDAY”, DE CRISTIANE SOBRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v9i2.2160

Resumo

É perceptível que a literatura contemporânea tem se debruçado cada vez mais no viés da crítica política. Diante da literatura afro-brasileira, a temática não está distante, já que se encontra alicerçada aos movimentos negros, compreendendo as malevolências das atitudes racistas que discriminam, violentam e sexualizam o corpo negro. Sendo assim, esse artigo tem o objetivo de analisar um poema de Sobral intitulado Black Friday, presente na obra Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz (2014), a fim de refletir e avaliar a objetificação da mulher negra e o modo como este corpo, que por vezes é silenciado, tem galgado empoderamento. A metodologia, por sua vez, é de caráter interpretativista, o que concerne à natureza qualitativa da análise. Nesta análise, à medida que o eu lírico se configura enquanto mulher além de sua (hiper)sexualização, seu corpo passa a ser empoderado, erótico, mas para si e por si. Compreendemos, pois, que o corpo feminino negro passa a ressignificar a serventia atribuída a ele e migra para um processo de subjetividade.

Biografia do Autor

  • André Luiz Souza da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com especialização em Língua, Linguística e Literatura pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e em Ensino de Línguas e Literaturas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e com período de aperfeiçoamento em Educação Étnico-racial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também tem graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa pela UEPB e é integrante do Grupo de Pesquisa em Contato Linguístico (UFPB/CNPq). Atualmente, ministra aulas como substituto no Instituto Federal da Paraíba (IFPB-Santa Rita) em turmas do Ensino Médio Integrado e como efetivo no Ensino Fundamental da Escola Municipal Henrique de Almeida. Tem interesse em Teorias Linguísticas e Práticas Sociais da Linguagem com ênfase na Diversidade, Identidade e Educação Linguística atuando com base na Sociolinguística e suas Interfaces.

  • Priscila Soares de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba, especializando-se em Ensino de Línguas e Literatura na Educação Básica também pela UEPB. Atuou como bolsista dos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica. Foi monitora de Literatura Portuguesa. Atualmente leciona as disciplinas de Linguagem e Literatura em turmas do ensino básico em Educar Colégio e Curso, da cidade de Belém-PB. Interessa-se pelos seguintes temas: Teoria e Análise Literária, Literatura e Psicanálise e Ensino de Literatura. 

  • Silvanna Kelly Gomes de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Professora efetiva na área de Literaturas Comparadas de Língua Portuguesa e Ensino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotada no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Foi professora Substituta da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lotada no Departamento de Letras e Artes, Campus I - Campina Grande, na área de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária. Doutora em Literatura, Memória e Estudos Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade na Universidade Estadual da Paraíba (PPGLI/UEPB). Tem Mestrado pelo mesmo programa e instituição. Graduada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa (Literatura), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Parecerista da Discursividades, revista eletrônica semestral ligada ao Departamento de Letras e Artes da UEPB. Integra o Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas (CNPq/UEPB) e o Grupo de pesquisa Observatório de Crítica Literária e Literaturas Menores (CNPq/UEPB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Latino-americanas, Literatura Contemporânea, Modernidade Brasileira, Literatura no período colonial, Literatura e Estudos de Gênero, Literatura de Multidão, Literatura e Estudos Culturais, Literatura e Trabalho imaterial, Autorias de mulheres, Personagens mulheres, Crítica Feminista, Feminismo Negro na Literatura, Estudos Decoloniais e Pós-coloniais e Ensino de literatura.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos