PRÁTICA DE LETRAMENTO EM UMA AULA DE LÍNGUA INGLESA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO – UFRR: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO DA LÍNGUA INGLESA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/x94g5358

Resumo

Este trabalho apresenta como foi desenvolvida uma atividade tomando como base as práticas de Letramentos (ROJO, 2009; KALANTZIS, COPE & PINHEIRO, 2015, 2020; OLIVEIRA, 2022, etc.) com alunos do primeiro ano do ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – Cap/UFRR, em 2022. O artigo traz reflexões de como podemos desenvolver atividades na disciplina de língua inglesa com alunos de escola pública, que possuem recursos muitas vezes reduzidos, sem deixar de lado as competências presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018). A pesquisa apresenta que os repertórios linguísticos e artístico dos alunos que são trazidos fora do contexto escola contribuem positivamente para a prática da língua inglesa na sala de aula e que trazem mais significados as práticas de ensino-aprendizagem por meio do desenvolvimento de um journal. Para isso, contou com análise de uma atividade elaborada. Conclui-se que o as práticas de letramento com a atividade journal são positivas, pois os alunos conseguem mostrar seu repertório da língua, assim como o artístico, sentindo-se interessado em aprender mais para realizar a atividade.

Biografia do Autor

  • Antonio Lisboa Santos Silva Júnior, Universidade Federal de Roraima

    Prof. Mestre do Colégio de Aplicacao da Universidade Federal de Roraima. Doutorando em Linguística na Universidade de Brasília. Integra o Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (GECAL).

  • Kléber Aparecido da Silva

     Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP; em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e em Linguística Aplicada pela Pennylvannia State University, USA. Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP (São José do Rio Preto). Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É professor associado 2 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Letras  da Universidade Federal de Tocantins - Campus de Porto Nacional. Coordenador do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL/CNPq-UnB).

Downloads

Publicado

2023-12-27

Edição

Seção

Artigos Científicos