APAGAMENTO POR APÓCOPE DO RÓTICO /R/ EM VERBOS NO INFINITIVO: INFLUÊNCIAS DA RELAÇÃO FALA-ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v8i1.2049

Resumo

Este estudo analisa dados sobre apócope do /R/, isto é, o apagamento do grafema “R” em infinitivo verbal na escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual em Tacima (PB). A presente pesquisa, em desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (Profletras), pretende divulgar o atual estágio das análises a partir das atividades aplicadas junto aos participantes da pesquisa. Para isso, nos fundamentamos, inter alia, nos estudos de Simões (2006), Cardoso (2009) e Roberto (2016) quando da aplicação de elementos fonético-fonológicos em sala de aula; Marcuschi (2001), Antunes (2003) e Koch e Elias (2009) quando da relação fala e escrita, bem como Volpato (2017) e Zorzi (2017) quanto à ludicidade como estratégia para o estímulo à consciência fonológica. Realizamos três atividades (dois ditados e um jogo grafo-fônico) com os alunos, para verificar, ainda que de forma preliminar, o desempenho dos discentes em relação à escrita/apócope do “R” nos infinitivos verbais. Em seguida, os dados coletados foram descritos proporcionalmente (em valores percentuais - %). Os resultados até aqui verificados apontam que a apócope ocorre com maior frequência em verbos de 1ª conjugação, a exemplo de “joga”, ao invés de “jogar”, e incide na tonicidade da vogal /a/ que compensa o apagamento alongando-se, já que, o infinitivo na língua portuguesa é marcado tanto pela tonicidade (refletido na duração) como pela desinência modo-temporal. No entanto, um corpus contendo verbos igualmente distribuídos entre as três primeiras conjugações está em fase de investigação, como sugere Castilho (2010).

 

 

Biografia do Autor

  • Juliete Elaine Martins da Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
    Mestranda noo Programa de Pós-graduação Profissinal em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (Profletras/UEPB). Professora de língua portuguesa do ensino público regular em Tacima-PB.
  • Leônidas da Silva Jr., Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Doutorado em Linguística com Pós-Doutorado em Fonética e Prosódia experimentais de L2 e forense. Atualmente é Bolsista Produtividaade em Pesquisa Nível 2/CNPq, Professor Associado na UEPB e Professor Permanente no Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (Profletras/UEPB). Na área de línguas estrangeiras (L2), desenvolve e orienta pesquisas em Fonética e Prosódia experimentais; Fonética forense; Sociofonética, Aquisição fonético-fonológica; Ensino de pronúncia; Modelos estatísticos de aprendizagem da fala; Sotaque estrangeiro e seus desdobramentos socioeducacionais. Na área de língua materna (L1), desenvolve e orienta trabalhos que contemplam a Fonética, Fonologia, Variação e Ensino, tais como: A relação fala-escrita por influência de processos fonológicos; Aquisição fonológica infantil e alfabetização; Consciência fonológica; Sociolinguística quantitativa e Variação. Na área de Tecnologia da fala, desenvolve programas (scripts) de alinhamento fonético, aplicativos fonético-fonológico-educacionais de L1 e L2.

Referências

REFERÊNCIAS

Adan, J. M. A noção de texto. Natal: EDUFRN, 2022.

Almeida, N. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. 46ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2019.

Alvarenga, D.; Oliveira, M. A. Canonicidade silábica e aprendizagem da escrita. Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 1, p.127-158, jan/jun. 1997.

Antunes, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Azzi, S. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.35-60.

Bagno, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007. 240 p.

Biderman, M. T. A. Face Quantitativa da Linguagem: um dicionário de frequências do português. Alfa, p. 161-181, 1998

Bortoni-Ricardo, S. M. Educação em Língua Materna: a Sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004. 108p.

Bortoni-Ricardo, S. M. Manual de sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.

Callou, D.; Leite, Y. Iniciação à fonética e à fonologia. 11. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2009.

Cardoso, D. P. Fonologia da língua portuguesa. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2009.

Castilho, A. T. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

Davies, M.; Preto-Bay, A. M. A Frequency Dictionary of Portuguese: Core vocabulary for learners. New York: Routledge, 2008.

Fávero, L. L.; Andrade, M. L. C. O.; Aquino, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

Freitas, G. C. Sobre a consciência fonológica. In: LAMPRECHT, R. Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre, RS: Artmed. p. 177-192.

Koch, I. V. Elias. V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

Lejeune, P. O pacto autobiográfico: de Rosseau à internet. GERHEIM, J. M. G. N. (ORG). Belo Horizonte: UFMG, 2014.

Morais, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2000.

Marcuschi, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Piola, A. P. Alfabetização: a história dos métodos e as contribuições da neurociência para o desenvolvimento da leitura e escrita infantil. In. SANTOS, R.S.; BENEVIDES, A. L.; Fonologia, aquisição e educação. Ponta Grossa: Atena, 2020.

Reis, M.; Dias, A. B. A vibrante final de infinitivo na fala de crianças em fase final de aquisição da linguagem: o efeito cumulativo de natureza fonomorfossintática sobre o fonema /r/. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 4, n. 7, agosto de 2006. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].

Roberto, T. M. G. Fonologia, fonética e ensino: guia introdutório. São Paulo: parábola Editorial, 2016, 175 p.

Seber, M. G. A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: Scipione, 2009.

Seara, I. C.; Nunes, V. G.; Lazzarotto-Volcão, C. Fonética e fonologia do português brasileiro. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

Simões, D. Considerações sobre a fala e a escrita: fonologia em nova chave. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

Stampa, M. Aquisição da leitura e da escrita: uma abordagem teórica e prática a partir da consciência fonológica. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.

Zorzi, J. L. As letras falam: metodologia para alfabetização – Manual de aplicação. São Paulo: Phonics Editora, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Edição

Seção

Artigos Científicos