OS DOCUMENTOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v8i1.2025

Resumo

No âmbito educacional, uma das funções da instituição escolar é oportunizar aos estudantes atividades que permitam o maior contato possível com a diversidade linguística em suas situações reais de uso da língua, de modo a ampliar sua competência comunicativa. Inseridas nessa pluralidade linguística estão as variações linguísticas, as quais se adéquam ao contexto sociocomunicativo em uso. Este artigo apresenta breves reflexões pautadas nos pressupostos da sociolinguística no que concerne à importância do estudo da variação linguística nos documentos norteadores das aulas da Educação Básica das escolas brasileiras, a partir das contribuições de Bagno (2009; 2012), Marcuschi (1997; 2010), Falsarella (2004), Martelotta (2011), dentre outros. Após analisar alguns documentos da Educação Básica, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, verifica-se que é possível desenvolver um trabalho com o foco na variação linguística, mesmo que não seja posto de modo esclarecedor como esse trabalho deverá ser desenvolvido. Devido à ausência metodológica voltada à aplicação didática nesses documentos, evidencia-se a importância das ações do profissional docente e do fortalecimento no papel dos currículos como elementos determinantes para o processo de ensino-aprendizagem, no que se refere ao estudo dos fenômenos linguísticos.

Biografia do Autor

  • Melbiany Barros Saraiva, Universidade Federal de Alagoas

    Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Pesquisa Línguas Brasileiras: análise, aquisição e ensino (LIBRAaqe). Desenvolve pesquisas na área Sociolinguística Educacional. E-mail: mel.biany@hotmail.com.

  • Aldir Santos De Paula, Universidade Federal de Alagoas
    Doutor em Linguística. Professor da graduação em Letras-Português e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Líder do Grupo de Pesquisa Línguas Brasileiras: análise, aquisição e ensino (LIBRAaqe). Desenvolve pesquisas na área de Línguas Indígenas e Sociolinguística. E-mail: aldir.paula@fale.ufal.br.

Referências

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2012.

BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2009, p. 51-62.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Brasília, 1998.

FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas, São Paulo, 2004.

GONZAGA, M. A. L. A Face Normativa da Base Nacional Comum Curricular In: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Língua Portuguesa e(m) debate [recurso eletrônico] / organizadoras: Kelli da Rosa Ribeiro, Silvana Schwab do Nascimento. Rio Grande: Ed. Da Furg, 2018.

GORSKI, E. M.; COELHO, I. L. Variação linguística e ensino de gramática. Working papers em Linguística, 10 (1): 73-91, Florianópolis, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Concepções de língua falada nos manuais de português de 1º e 2º graus: uma visão crítica. Trabalhos de linguística aplicada. Campinas, n. 30, p. 39-79, 1997.

MARTELOTTA, M. E. Mudança Linguística: uma abordagem baseada no uso. São Paulo: Cortez, 2011.

MATTOS E SILVA, R. V. O português são dois: variação, mudança, norma e a questão do ensino de português no Brasil. In: O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004. p. 128-151.

SANTOS, A. S.; MELO, R. M. de. O ensino da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 115-132, set-dez/2019.

SILVA, I. da. A Variação da Segunda Pessoa do Singular na Fala Popular – uma proposta Sociolinguística e Dialetológica para demarcar a língua em uso. Web-Revista SOCIODIALETO – NUPESDD / LALIMU, v. 7, nº 20, nov. - fev. /2017. 54-83. Disponível em: http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/issue/view/1.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Edição

Seção

Artigos Científicos