CONSTRUCIONALIZAÇÃO DO CONECTOR AGORA QUE EM PERSPECTIVA FUNCIONAL CENTRADA NO USO

Autores

  • Francisco Clébio de Figueiredo
  • Telma Patrícia Nunes Chagas Almeida
  • Rosângela Maria Bessa Vidal

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v7i1.1890

Resumo

Neste artigo investigamos o processo de mudança linguística de agora que em perspectiva pancrônica e através da análise dos dados registramos a sua mudança linguística para conector discursivo textual. Dão suporte às nossas discussões: Traugott (2008, 2010), Heine (2002), Goldberg (1995, 2006), Boas (2013), Diewald (2006), Bybee (1985, 2006, 2008, 2010), Langacker (1987), Croft (2001), Taylor (2002), Lakoff (1987), Hopper (2008), Givón (2012), Pezatti (2009), Votre (2012), Neves (2010, 2012, 2018, 2019), Martelotta (2003, 2008, 2011), Furtado da Cunha (2012), entre outros. O resultado desse processo foi analisado pela óptica da construcionalização gramatical e dos pressupostos teóricos da Linguística Funcional Centrada no Uso – LFCU, em diálogo com a Gramática de Construções e a Gramaticalização de Construções. Metodologicamente, adotamos a pesquisa netnográfica, método de procedimento científico de comunidades online, neste trabalho, a rede social Twitter. Selecionamos 100 amostras de agora que twittadas e que constituem o corpus para este trabalho. Elas apresentaram um deslizamento funcional em contextos específicos de comunicação em que agrega cognição, texto e uso. Com isso, as pressões pragmático-discursivas e o aumento das frequências type e token desse construto configuraram a sua rota evolutiva de gramaticalização. Assim, o estudo de agora que nos contextos de uso evidenciou neonálises de forma morfossintática e significado semântico-pragmático que levaram à criação da microconstrução [agora que conector textual], um pareamento forma nova e significado novo. 

Referências

BARLOW, M. KEMMER, S. (Eds.) Usage-based models of language acquisition. Stanford:

CSLI Publications, 2000.

BOAS, H. C. Cognitive Construction Grammar. In: HOFFMANN, T.; TROUSDALE, G. (eds). The Oxford Handbook of Construction Grammar. Oxford: Oxford University Press, 2013, p. 233-254.

BYBEE, J. Morphology: a study of the relation between meaning and form. Amsterdam:

Benjamins, 1985.

BYBEE, J. Mechanisms of Change in Grammaticization: the role of frequency. In: JOSEPH, B. D.; JANDA, R. D. (Eds). The Handbook of Historical Linguistics. Blackwell Publishing, 2004. Blackwell Reference. Disponível em: http://www.blackwellreference.com/subscriber/tocnode?id=g9781405127479_chunk_g978140512747921 Acesso em 05 de janeiro de 2021.

BYBEE, J. From usage to gramar: The mind’s response to repetition. Language, v. 84, n. 4, p. 711-7333, 2006.

BYBEE, J. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BYBEE, J. Usage-based theory and exemplar representations of constructions. In: HOFFMANN, T.; TROUSDALE, G. (Eds.). The Oxford Handbook of Construction Grammar. Oxford/New York: Oxford University Press, 2013. p. 49-69.

CROFT, W. Syntactic Categories and Grammatical Relations: The Cognitive Organization of Information. Chicago: University of Chicago Press, 1991.

CROFT, W. Radical Construction Grammar. Syntatic theory in typological perspective. New York: Oxford University Press, 2001.

CROFT, W.; CRUSE, D. A. Cognitive linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

CROFT, W. Language structure in its human context: new directions for the language sciences in the twenty-first century. Cambridge Encyclopedia of the Language Sciences, ed. Patrick Hogan. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. (PDF)

CROFT, W. Connecting frames and constructions: a case study of 'eat' and 'feed'. Constructions and frames, vol. 1. n. 1, June 2009, p. 7-28.

CROFT, W. Construction gramar. Handbook of Cognitive Linguistics. Dirk Geeraerts and Hubert Cuyckens (Eds.). Oxford: Oxford University Press, 2007, p. 463-508.

DIEWALD, G. Context types in grammaticalization as constructions. Constructions. Cidade, SV 1-9, 2006.

DILLINGER, M. Forma e função na Linguística. In: DELTA, v. 7, n. 1, p. 397-407, São Paulo, 1991.

FURTADO DA CUNHA, M. A.; BISPO, E. B.; SILVA, J. R. Linguística Funcional Centrada no uso: conceitos básicos e categorias analíticas. In: CEZARIO, M. M.; FURTADO DA CUNHA, M. A. (org). Linguística Centrada no Uso: uma homenagem a Mário Martelotta. Rio de Janeiro: Mauad/FAPERJ, 2013, p. 13-40.

FUMAUX, N. C. A.; ALONSO, K. S.; CEZARIO, M. M. C. Construcionalização de um monte de sn: uma abordagem centrada no uso. In: Percursos Linguísticos (UFES), v. 7, p. 139-58, 2017.

FURTADO DA CUNHA, M. A.; TAVARES, M. A. (Orgs.). Funcionalismo e ensino de gramática. Natal: EDUFRN, 2007.

GEERAERTS, D. "Cognitive Linguistics". In: J. VERSCHUEREN et al. (Eds.), Handbook of Pragmatics. Amsterdam: John Benjamins, 1995.

GIVÓN, T. Serial Verbs and the Mental Reality of “Event”: Grammatical vs. Cognitive Pachaging. In: TRAUGOTT, E. C.; HEINE, B. (Eds.). Aproaches to grammaticalization. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, v. 1, 1991, p. 81-127.

GOLDBERG, A E. A construction grammar approach to argument structure. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1995.

GOLDBERG, A E. Constructions: a new theoretical approach to language. Trends in Cognitive Sciences, vol. 7, n. 5, 2003, p. 219-224.

GOLDBERG, A. E. Constructions at work: the nature of generalization in language. Oxford: Oxford University Press, 2006.

HUDSON, R. Word Grammar. Geeraerts, D.; CUYCKENS, H. (Eds.). Oxford Handbook of Cognitive Linguistics, 2007.

KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre, 2014.

LANGACKER, R. Foundations of cognitive grammar. Stanford: Stanford University Press, 1987.

LANGACKER, R. Cognitive Grammar. A basic introduction. Oxford: Oxford University Press, 2008.

LYONS, J. Semantics I. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

MARTELOTTA, M. E. T. Os circunstanciadores temporais e sua ordenação: uma visão funcional. Rio de Janeiro: UFRJ, p.229, 1996.

MARTELLOTA, M. E. Conceitos de gramática. In: MARTELLOTA, M. E. (Org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2011.

OLIVEIRA, M. R. Contexto: definição e fatores de análise. In: OLIVEIRA, M. R. de.; ROSÁRIO, I. da C. do. (Org.). Linguística Centrada no Uso. Lamparina/FAPERJ, 2015, p. 22-35.

OLIVEIRA, M. R.; ROSÁRIO, I. da C. Funcionalismo e abordagem construcional da gramática. Alfa, São Paulo, 60 (2), p. 233-259, 2016.

SAUSURRE, Ferdinand de. Course in General Linguistics. 1916. Editado por Charles Bay e Albert Sechehaye e traduzido por Roy Harris. 1983.

TRAUGOTT, E. C.; TROUSDALE, G. Constructionalization and Constructional Changes. Oxford: University Press, 2013.

TRAUGOTT, E. C. Constructions in grammaticalization. In: JOSEPH, B.; JANDA, R. (Eds.). A Handbook of Historical Linguistics. London: Blackwell, 2003.

TRAUGOTT, E. C. Grammaticalization, constructions and the incremental development of

language: suggestions from the development of Degree Modifiers in English. In: (REGINE, E.; GERHARD J. e TONJES, Y.) Variation, Selection, Development Probing the Evolutionary Model of Language Change. New York: Mouton de Gruyter, 2008a.

TRAUGOTT, E. C. The status of onset contexts in analysis of micro-changes. Draft version, 2008b. (For Merja Kytõ (Eds.) English Corpus Linguistics: Crossing Paths. Rodopi.)

TRAUGOTT, E. C Revisiting subjectification and intersubjectification. In: DAVIDSE, K., VANDELANOTTE, L.; CUYCKENS, H. (Eds.). Subjectification, Intersubjectification and Grammaticalization. Berlin: de Gruyter Mouton, 2010a, p. 29-71.

TRAUGOTT, E. C. Toward a coherent account of Grammatical Construcionalization. Draft for a volume on historical construction grammar edited by Elena Smirnova, Jóhanna Barðdal, Spike Gildea, and Lotte Sommerer. March 2nd, 2012.

TOMASELLO, M. Constructing a language. Boston: Harvard University Press, 2003.

VIDAL, R. M. B. As construções com adverbiais em –mente: análise funcionalista e implicações para o ensino de língua materna. 187 p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, 2009.

Downloads

Publicado

2022-09-27