LINGUÍSTICA TEXTUAL E ARGUMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v6i2.1849Resumo
O livro “Linguística Textual e Argumentação”, de autoria de Mônica Magalhães Cavalcante e de outros membros do grupo de pesquisa Protexto[1], discute sobre as interfaces estabelecidas entre a Linguística Textual, desenvolvida no Brasil, e a Argumentação, a partir da proposta da analista do discurso Ruth Amossy, que defende o pressuposto teórico de que a argumentação é constitutiva de todo discurso e, portanto, de toda interação humana. Os textos reunidos na obra são resultantes de pesquisas mais recentes desenvolvidas pelo grupo Protexto e, de modo geral, sugerem uma abordagem da argumentação, contemplando as estratégias de textualização com vistas a influenciar o outro, seja em sua forma de ver, de pensar e/ou de sentir.
[1] O grupo de pesquisa Protexto é liderado pelas professoras Mônica Magalhães Cavalcante e Mariza Angélica Paiva Brito, atuando na linha de pesquisa “Práticas discursivas e estratégias de textualização” do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os integrantes do grupo desenvolvem diferentes estudos simultâneos, reexaminando conceitos mais amplos, como interação, (hiper)gênero, argumentação, texto, sequência e plano textual, coerência e discurso, e conceitos mais específicos, como referenciação, intertextualidade e heterogeneidades enunciativas.
Referências
AMOSSY, R. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.