ENSINO HÍBRIDO E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO NAS SÉRIES INICIAIS DURANTE O CENÁRIO PANDÊMICO

Autores

  • Henrique Miguel de Lima SILVA Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Maria Zilda Medeiros da SILVA Universidade Federal da Paraíba- UFPB
  • Soraya Nogueira Albert Loureiro ALVES Universidade Federal da Paraíba- UFPB

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v6i2.1848

Resumo

O presente estudo discute o processo de inclusão considerando o contexto pandêmico e o cenário de ensino híbrido em uma regional de ensino do estado do Rio Grande do Norte. Buscou-se, com base em Yin (2009), a realização de um estudo de caso, bem como ancorou-se em Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, (2015), Rodrigues (2015), Carvalho (2016), entre outros, pelas discussões sobre ensino híbrido, inclusão e formação crítica na educação básica. Além disso, foi considerada a abordagem qualitativa referente ao Ensino Híbrido, cujo cerne da discussão reside na inclusão da pessoa com deficiência nas séries iniciais no cenário pandêmico. Cotidianamente, as pessoas estão mais conectadas ao mundo tecnológico, com isto, há uma complexa interatividade entre as pessoas e as tecnologias informativas e formativas que favorecem a aprendizagem significativa, considerando a mediação crítica dos processos formativos por parte do docente. Convém destacar que, diante desse panorama, há uma enorme necessidade de aproximar a geração que se encontra nos bancos escolares e os professores para se integrarem nesse contexto. Nessa perspectiva, o professor possui constantemente uma preocupação em transmitir, da melhor forma, seus conhecimentos. Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) no processo de ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar, o professor passa a quebrar paradigmas, não utilizando apenas livros, apostilas, pilotos, quadros e registros, mas atrelando os dois tipos de metodologias, por meio do ensino híbrido.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino híbrido; Pandemia; Inclusão; Deficiência.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos