O CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO NA BNCC E A FORMAÇÃO DO/A LEITOR/A DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v6i2.1847Resumo
Este artigo focaliza o campo artístico-literário voltado para o ensino médio na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a finalidade de refletir teoricamente sobre a formação de leitores críticos a partir dos textos literários, bem como sobre a mediação docente com a literatura no ambiente escolar. Observa-se, portanto, que a consolidação das linguagens e das artes como elementos substanciais de ensino-aprendizagem na educação básica é uma premissa interseccional entre o direito de se ter acesso a uma escola plural e democrática e o dever do Estado para com a efetivação de políticas públicas que garantam à população um sistema educacional equitativo, bem estruturado e com escolas equipadas e professores valorizados. Além disso, destaca-se que as discussões e postulações gerais do campo supramencionado da BNCC avançam na discussão referente às práticas de leitura literária no ensino médio em diálogo com os chamados multiletramentos. Conclui-se ainda que o mais coerente, baseando-se nas teorizações de Barthes (2013) e de Perrone-Moisés (2013), é pensar a relação entre leitura de literatura e fruição, sendo esta última vivenciada de modo único por cada leitor, que, diante do texto literário, experimenta o deleite e, ao mesmo tempo, permite-se vacilar, refletir e se emocionar, por meio de indagações e sensações despertadas durante a leitura.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Campo artístico-literário. Letramentos. BNCC.
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