O CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO NA BNCC E A FORMAÇÃO DO/A LEITOR/A DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Sóstenes Renan de Jesus Carvalho SANTOS Instituto Federal do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v6i2.1847

Resumo

Este artigo focaliza o campo artístico-literário voltado para o ensino médio na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a finalidade de refletir teoricamente sobre a formação de leitores críticos a partir dos textos literários, bem como sobre a mediação docente com a literatura no ambiente escolar. Observa-se, portanto, que a consolidação das linguagens e das artes como elementos substanciais de ensino-aprendizagem na educação básica é uma premissa interseccional entre o direito de se ter acesso a uma escola plural e democrática e o dever do Estado para com a efetivação de políticas públicas que garantam à população um sistema educacional equitativo, bem estruturado e com escolas equipadas e professores valorizados. Além disso, destaca-se que as discussões e postulações gerais do campo supramencionado da BNCC avançam na discussão referente às práticas de leitura literária no ensino médio em diálogo com os chamados multiletramentos. Conclui-se ainda que o mais coerente, baseando-se nas teorizações de Barthes (2013) e de Perrone-Moisés (2013), é pensar a relação entre leitura de literatura e fruição, sendo esta última vivenciada de modo único por cada leitor, que, diante do texto literário, experimenta o deleite e, ao mesmo tempo, permite-se vacilar, refletir e se emocionar, por meio de indagações e sensações despertadas durante a leitura.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Campo artístico-literário. Letramentos. BNCC.

Referências

ABREU, M. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Ed. UNESP, 2006.

AMORIM, M. A.; SILVA, T. C. O ensino de literatura na BNCC: discursos e (re)existências possíveis. In: GERHARDT, A. F. L. M; AMORIM, M. A. A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas (SP): Pontes Editores, 2019.

BARTHES, R. Aula. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013. Título original: Leçon.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 1999.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/Cip, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BUCKINGHAM, D. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13077. Acesso em: 17 maio 2019.

CUNHA, A. G. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: 2010.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 59. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

JOUVE, V. Por que estudar literatura? Tradução de Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012. Título original: Pourquoi étudier la litterature?.

PERRONE-MOISÉS, L. Lição de casa. In: BARTHES, R. Aula. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013. Título original: Leçon.

ROJO, R. Gêneros discursivos do círculo de Bakthin e multiletramentos. In: ROJO, R. (org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SIMÕES, L. J. et al. Leitura e autoria: planejamento em língua portuguesa e literatura. Erechim(RS): Edelbra, 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos