LETRAMENTO LITERÁRIO E GÊNERO TEXTUAL: INTERFACES TEÓRICAS E COMPLEMENTARES

Autores

  • Rosane Aparecida STIELER Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Rozelaine de Fátima FRANZIN Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Noemi BOER Centro Universitário Franciscano, UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v6i2.1846

Resumo

Neste estudo, objetiva-se apresentar ponderações a respeito das interfaces entre letramento literário, gênero e produção textual, considerando-se que a leitura e a escrita são fundamentais na formação social e cultural das pessoas. Busca-se, também, especificar conceitos relativos às temáticas do estudo e ressaltar a importância de despertar o gosto pela leitura e as habilidades de escrita, desde os primeiros anos da educação escolar. Para o desenvolvimento dessas temáticas, recorreu-se à pesquisa bibliográfica.  O aprendizado da leitura e da escrita se processa por meio do uso da linguagem e com a compreensão de seu uso. É um processo contínuo de descoberta e de investigação, em que os educandos constroem conhecimentos sobre a escrita, na medida em que se valem dos conhecimentos de como escrever. Sob a exigência de ser um leitor competente, o educador terá grandes possibilidades de realizar um trabalho que garanta em cada educando o aprimoramento da leitura, através dos vários gêneros literários e, consequentemente, a formação de sujeitos leitores. Concluiu-se que para formar um leitor criativo, é necessário que o professor tenha desenvolvido em si essa competência, pois o incentivo depende de seu próprio convencimento.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Escrita. Cidadania.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos