CONDIÇÕES PARA O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Beatriz Filipini BASTIANELLO Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Rita de Cassia CRISTOFOLETI Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v6i2.1843

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no curso de Pedagogia, com o objetivo de analisar de que forma as facetas interativa e sociocultural da compreensão da linguagem escrita perpassam uma sala de aula de pré-escola no município de São Mateus, norte do estado do Espírito Santo, Brasil. Para coleta e análise dos dados foi observada a classe estudada durante alguns dias dos meses de fevereiro e março de 2020, dando atenção especial às atividades que envolvem as questões de alfabetização e as práticas discursivas de linguagem. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora regente da classe pesquisada, a fim de analisar como ela entende os processos de alfabetização e letramento na Educação Infantil. Os dados foram registrados em diário de campo, assim como por meio de fotos que evidenciam as práticas de letramento adotadas na sala de aula. A partir das observações realizadas, concluiu-se que, na sala de aula estudada, em todo o tempo, a leitura e a escrita permeavam o ambiente, seja nas paredes com a inscrição de letras, números, textos e atividades das crianças, seja nas atividades desenvolvidas ou em livros expostos. Os sujeitos participantes eram continuamente afetados pela presença da escrita, o que refletia na prática pedagógica analisada.

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização. Letramento. Educação Infantil. Leitura.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos