ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DA LEITURA EM SALA DE AULA

Autores

  • Jaqueline de Jesus BEZERRA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v6i2.1841

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar como acontece a mediação docente no processo de contextualização da leitura em sala de aula, descrevendo a diversificação das estratégias utilizadas pelo professor, a fim de compreender sua relevância. Para tanto, privilegiou-se a Sociolinguística Interacionista Escolar, especialmente as contribuições de Gumperz (2002), Bortoni-Ricardo e Fernandes de Sousa (2006) e de Magalhães e Machado (2012). O levantamento do corpus deu-se com a observação de uma aula de leitura, cujos discursos orais do professor e dos alunos foram gravados, e parte deles transcrita para análise. A pesquisa é etnográfica, com abordagem qualitativa. Realizou-se a investigação em uma escola pública, situada na cidade de Crato-CE. Os sujeitos envolvidos foram 35 alunos e o professor de Língua Portuguesa do nono ano. Da análise, verificou-se que a diversificação de estratégias na mediação da leitura, na forma de andaimes, tem impacto positivo para o entendimento e, consequentemente, para a construção do conhecimento dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Sociolinguística Interacionista Escolar. Leitura. Estratégias de mediação. Sala de aula.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos