ATIVIDADES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA DE VERBOS COMO PARTE DA LEITURA DE POEMAS: SUGESTÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v6i2.1840Resumo
O tema desta pesquisa é a inserção de exercícios de análise linguística em atividades de leitura de poemas nas aulas de língua portuguesa para sexto e sétimo anos. Especificamente, restringe-se ao objeto de conhecimento “morfossintaxe”, no que se refere ao componente linguístico “verbo”, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). A pesquisa foi motivada por várias dificuldades observadas a partir da minha experiência como professora de língua portuguesa, tais como: a falta de material didático de sexto e sétimo anos com atividades de análise linguística; o fato de o poema, em geral, não ser trabalhado em relação a efeitos de sentido dos elementos linguísticos; e, mais recentemente, a exigência de implantação da BNCC (BRASIL, 2018), que prescreve atividades de análise linguística associadas a outras práticas de linguagem. Nesse contexto, a pesquisa tem o objetivo de sugerir possibilidades, como uma etapa da leitura detalhada de poemas, de exercícios de análise linguística do verbo no que se refere a efeitos de sentido que estejam relacionados à expressão poética de cada texto. Teoricamente, baseia-se em autores que defendem a formação de leitores de literatura pelo viés artístico; que abordam a leitura de poema; que explicitam o conceito de análise linguística. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica.
PALAVRAS-CHAVE: Análise linguística. Verbo. Leitura. Poema. Ensino de Língua Portuguesa.
Referências
ALVES, J. H. P. Poesia para jovens leitores. Revista do GELNE, v. 4, n. 1, p. 1-7, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9111/6465. Acesso em: 04 abr. 2019.
SANTOS, D. M. N. de A. dos. Atividades de análise linguística/semiótica de verbos como parte da leitura de poemas: sugestões para o Ensino Fundamental. Orientadora: Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 30 abr. 2019.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 1995. p. 171-193.
CERUTTI-RIZZATTI, M. E.; PEREIRA, H. M. A aula de Língua Portuguesa: inquietudes epistêmicas e ressignificações metodológicas. Via Litterae, Anápolis, v. 9, n. 2, p. 161-181, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/. Acesso em: 15 jun. 2020.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, IEL/UNICAMP, n. 9, p. 5-45, 1987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639037. Acesso em: 18 nov. 2019.
GALVÃO, G. F. A alma da poesia. Língua Portuguesa, São Paulo, n. 27, p. 46-48, 2007.
GOLDSTEIN, N. S. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 1994.
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. 2. ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984. p. 41-48.
IGNÁCIO, S. E. Por exemplo, o ensino da análise sintática. Alfa, São Paulo, n. 37, p. 33-41, 1993. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3936/3614. Acesso em: 03 mar. 2020.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: Histórias e Histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da Metodologia Científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.
LOPES-ROSSI, M. A. G.; RENDA, V. L. B. de S. Sequência didática para leitura de poema como contribuição ao ensino de Língua Portuguesa. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 06, n. 01, p. 287-303, jan./jun. 2017. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/954/873. Acesso em 20 fev. 2020.
MARTINS, I. A literatura no ensino médio: quais os desafios para o professor? In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no EM e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 81-102.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 199-226.
NASCIMENTO, D. V. K. Livro didático e leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 1, p. 119-145, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/i/2019.v19n1/. Acesso em: 03 mar. 2020.
SILVA, R. M. da; TESTA, E. C. Análise de propostas do ensino de poesia no livro didático Português Linguagens. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. 100–118, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.unioeste.br/travessias. Acesso em 20 out. 2020.
ZILBERMAN, R. Porque a leitura da literatura na escola. In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A. de; CARVALHO, A. M. (org.). Linguística aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes, 2013. p. 209-230.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.