VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: AMPLIANDO A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA DOS ALUNOS DA ZONA RURAL POR MEIO DAS TIRAS DA TURMA DO XAXADO

Autores

  • Elizabete Bezerra da SILVA UFPB
  • Roseane Batista Feitosa NICOLAU UFPB

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v6i2.1839

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017, 2018) recomenda um trabalho com a língua que a reconheça como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos desses usos, vivenciando suas formas de expressão identitárias, pessoais e coletivas, reconhecendo que intrinsecamente a linguagem está ligada à construção identitária dos indivíduos e ao seu meio social. Nessa direção, este trabalho resulta de uma investigação de caráter intervencionista que buscou propiciar uma reflexão sobre a diversidade e a variação linguística, com alunos da zona rural do município de Sobrado – PB, por meio de atividades com tiras da Turma do Xaxado. Para o seu desenvolvimento, foram utilizadas as considerações de Bagno (2007, 2002, 2001), Faraco (2008) e Lucchesi (2015), os quais comungam com a ideia de que não há língua homogênea e de que a diversidade linguística é fator de riqueza e dinamismo. Foram utilizados, também, os estudos de Ramos (2017), que advogam o uso dos quadrinhos como importante instrumento de ensino da língua [...] As discussões e os questionamentos suscitados durante a aplicação do trabalho permitiram também que alguns alunos, a partir do reconhecimento de que a língua é constituída de variação, despertassem para a necessidade de uma atitude respeitosa frente à diversidade presente na língua.  

PALAVRAS-CHAVE: Variação e diversidade linguística. Turma do Xaxado. Consciência linguística.

Referências

BAGNO. M. Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola Editorial, 2001.

BAGNO, M.; STUBBS, M.; GAGNÉ, G. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004 [Linguagem; 4].

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguistica & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005 [Linguagem; 11].

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

CEDRAZ, A. 1000 tiras em quadrinhos. São Paulo: Martin Claret, 2012.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Cefiel/ IEL/Unicamp, 2005.

LUCCHESI, D. Língua e sociedade partidas: a polarização da sociolinguística no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.

MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v 1. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

RAMOS, P. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos