VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: AMPLIANDO A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA DOS ALUNOS DA ZONA RURAL POR MEIO DAS TIRAS DA TURMA DO XAXADO
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v6i2.1839Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017, 2018) recomenda um trabalho com a língua que a reconheça como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos desses usos, vivenciando suas formas de expressão identitárias, pessoais e coletivas, reconhecendo que intrinsecamente a linguagem está ligada à construção identitária dos indivíduos e ao seu meio social. Nessa direção, este trabalho resulta de uma investigação de caráter intervencionista que buscou propiciar uma reflexão sobre a diversidade e a variação linguística, com alunos da zona rural do município de Sobrado – PB, por meio de atividades com tiras da Turma do Xaxado. Para o seu desenvolvimento, foram utilizadas as considerações de Bagno (2007, 2002, 2001), Faraco (2008) e Lucchesi (2015), os quais comungam com a ideia de que não há língua homogênea e de que a diversidade linguística é fator de riqueza e dinamismo. Foram utilizados, também, os estudos de Ramos (2017), que advogam o uso dos quadrinhos como importante instrumento de ensino da língua [...] As discussões e os questionamentos suscitados durante a aplicação do trabalho permitiram também que alguns alunos, a partir do reconhecimento de que a língua é constituída de variação, despertassem para a necessidade de uma atitude respeitosa frente à diversidade presente na língua.
PALAVRAS-CHAVE: Variação e diversidade linguística. Turma do Xaxado. Consciência linguística.
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