DO PAPEL DA SOCIOCOGINIÇÃO NAS PRÁTICAS ESCOLARES: REFLEXÕES NECESSÁRIAS NO CAMPO SABER METALINGUÍSTICO INFANTIL

Autores

  • Rose Maria Leite de OLIVEIRA UFCG

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v1i1.1791

Resumo

Os estudos da linguagem pautados na hipótese sociocognitiva entendem os fenômenos da cognição humana como processos que se efetivam na interação. Assim, para a sociocognição a mente é quem elabora e padroniza universos de experiência na medida em que interage com o externo, e é nessa interação que se geram novos conhecimentos, passando a língua(gem) a ter caráter intersubjetivo, conforme Gerhardt (2006),Tomasello (2003),Dijk (2012), Gombert (1999; 1996), Fabre (2000), dentre outros. Partindo, pois, de tal pensamento, entendemos que as práticas escolares que envolvem a produção textual infantil devem estar ancoradas na ideia de que os processos sociais e culturais participam ativamente do desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas individuais e de que a complexidade da expressão linguística provém da necessidade do usuário da língua adaptar os referentes que deseja expor nos ambientes que compartilha com os seus interlocutores. À luz de tal pensamento, analisamos produções textuais de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, considerando que escrever não se restringe apenas a lidar com conhecimentos linguísticos, mas que, através das marcas reflexivas deixadas pelo aprendiz,é possível apontar importantes evidências da dimensão sócio e metacognitiva da linguagem, o que implica emreflexões em torno das práticas de língua(gem) enquanto fruto das ações intencionais esociocognitivas do aprendiz, pois se entendemos a questão cognitiva como uma relação pragmático-discursiva, somos obrigados a convocar uma teoria do modo do funcionamento da atividade mental compatível com o modo de funcionamento da linguagem.

PALAVRAS-CHAVE: Sociocognição. Saber metalinguístico infantil. Escrita.

Referências

DIJK, T. A. V. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. São Paulo: Contexto, 2012.

FABRE-Cols, C. Apprendre à lire des textes d’enfants. Bruxelles: De Boeck Duculot & Larcier, S.A. Savoirs en pratique, 2000.

FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B.(Org). The nature of intelligence.Hilsdale, N. Y.:Erlbaum, 1976.

GERHARDT,A.F.L.M. Teoria e conceitos em lingüística cognitiva: (in) compreensões. Cadernos de estudos linguísticos, nº 45, Campinas: UNICAMP, 2003.p. 21-31.

_____. Uma visão sócio-cognitiva da avaliação em textos escolares. In:Revista Educação e Sociedade, v. 27, 2006. p. 1181-1204.

GOMBERT, J. E. Metalinguistic development. London: Harvester-Wheat sheaf, 1999.

_____. Activités métalinguistiques et acquisition d’une langue. In:_____.Acquisition et interaction en langue étrangère. n° 8, 1996, p. 41-55.

MARCUSCHI, L. A. A construçãodomobiliáriodomundoedamente: linguagem, cultura e categorização. In: KOCH, I. V.; MORATO, E.M.; BENTES, A. C. (orgs.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005, p.49-78.

NOËL, B. La métacognition. Paris: Éditions Universitaires, 1991.

TOMASELLO, M. Origens Culturais da Aquisição do Conhecimento Humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2021-09-22

Edição

Seção

Artigos Científicos