O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v1i1.1790Resumo
Sabe-se que a produção de um texto escrito envolve sempre questões específicas de estruturação do discurso, de organização de ideias, de escolha de palavras, de consciência da finalidade do texto, de “para quem se escreve”, de coesão, dentre tantos outros usos de linguagem que revelam a autonomia do produtor do texto. Se os estudos linguísticos tratam com frequência as questões concernentes à leitura, tem-se premente necessidade de discutir aquelas concernentes à escrita. Esta é a perspectiva que se pretende neste artigo: discorrer sobreo ensino de produção escrita na escola básica na perspectiva dos letramentos e da teoria sociocognitiva. Para tanto, abordar-se-á o ensino de produção escrita na escola em duas perspectivas: a) do discente, que conhecimentos os estudantes dos anos iniciais de escolaridade têm sobre a escrita; que conhecimentos precisam ser mediados para o desenvolvimento de sua capacidade discursiva escrita; b) do docente, que hipóteses tem sobre a escrita de seus alunos; de que forma pode interagira fim de desenvolver os conhecimentos que os estudantes precisam para sua autonomia na produção escrita.
Palavras-chave: Práticas de Letramento. Usos da Língua. Habilidades de Escrita.
Referências
BARRERA, S. D.; MALUF, M. R. Consciência Metalinguística e Alfabetização: um Estudo com Crianças da Primeira Série do Ensino Fundamental. In: Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16 (3), pp.491-502.
BOZZA, S. Trabalhando com a palavra viva. Curitiba: Renascer, 1996.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
GERALDI, W. J. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GOMBERT, J. E. Le développement métalinguistique. Paris: PUF, 1990.
_____; COLÉ, P. Activités metalinguistiques, lecture et illettrisme. In: M. Kail, & M. Fayol (Orgs.), L ́acquisition du langage. Vol. 2. Paris: PUF, 2000.
KATO, M. A. (1987). No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 2 ed. São Paulo: Ática.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade: In: DIONÍSIO, Â. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
ROJO, R. (ORG.) Alfabetização e Letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998. ]
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.