O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO

Autores

  • Maria Teresa Tedesco Vilardo ABREU Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v1i1.1790

Resumo

Sabe-se que a produção de um texto escrito envolve sempre questões específicas de estruturação do discurso, de organização de ideias, de escolha de palavras, de consciência da finalidade do texto, de “para quem se escreve”, de coesão, dentre tantos outros usos de linguagem que revelam a autonomia do produtor do texto. Se os estudos linguísticos tratam com frequência as questões concernentes à leitura, tem-se premente necessidade de discutir aquelas concernentes à escrita. Esta é a perspectiva que se pretende neste artigo: discorrer sobreo ensino de produção escrita na escola básica na perspectiva dos letramentos e da teoria sociocognitiva. Para tanto, abordar-se-á o ensino de produção escrita na escola em duas perspectivas: a) do discente, que conhecimentos os estudantes dos anos iniciais de escolaridade têm sobre a escrita; que conhecimentos precisam ser mediados para o desenvolvimento de sua capacidade discursiva escrita; b) do docente, que hipóteses tem sobre a escrita de seus alunos; de que forma pode interagira fim de desenvolver os conhecimentos que os estudantes precisam para sua autonomia na produção escrita.

Palavras-chave: Práticas de Letramento. Usos da Língua. Habilidades de Escrita.

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Publicado

2021-09-22

Edição

Seção

Artigos Científicos