FLORES DA RESISTÊNCIA: CRIAÇÃO POÉTICA NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v6i1.1753Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção de leitura e escrita de poemas em sala de aula. Justificamos a pesquisa considerando que o ensino de língua portuguesa deve buscar o letramento, a fim de que os estudantes possam interagir nos diferentes contextos e situações de comunicação. Como metodologia de pesquisa teórico-empírica, realizamos rodas de leitura e escrita poética com o objetivo de analisar poemas selecionados da obra A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, divididos de acordo com os eixos temáticos do amor, morte, medo e sociedade. O processo de ensino-aprendizagem voltou-se para as produções autorais dos estudantes, bem como reconhecimento do gênero poema em sua estrutura e efeitos de sentido, valorizando os pressupostos individuais para formação do leitor-autor. Os resultados revelaram como se estrutura a autoria e a escrita através do estudo dos campos léxico-semânticos. Como embasamento teórico para pesquisa e desenvolvimento deste artigo, recorremos a Candido (1995), Pinheiro (2002), Antunes (2012), Gebara (2012), Cosson (2014).
PALAVRAS-CHAVE: Educação Pública. Leitura. Escrita. Autoria. Campos Léxico-Semânticos.
Referências
ANDRADE, C. D. A rosa do povo. 40. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
ANTUNES, I. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2018.
CANDIDO, A. Inquietudes na poesia de Drummond. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
GEBARA, A. E. L. A poesia na escola: leitura e análise de poesia para crianças. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GOLDSTEIN, N. Representações do feminino em cinco poetas. In: SEMINÁRIO DO GEL, 60., 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FFLCH/USP, 2012.
PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. 2. ed. João Pessoa: Ideia, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.