FLORES DA RESISTÊNCIA: CRIAÇÃO POÉTICA NA SALA DE AULA

Autores

  • Katia MELO Universidade de São Paulo - USP
  • Elis de Almeida Cardoso CARETTA Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v6i1.1753

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção de leitura e escrita de poemas em sala de aula. Justificamos a pesquisa considerando que o ensino de língua portuguesa deve buscar o letramento, a fim de que os estudantes possam interagir nos diferentes contextos e situações de comunicação. Como metodologia de pesquisa teórico-empírica, realizamos rodas de leitura e escrita poética com o objetivo de analisar poemas selecionados da obra A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, divididos de acordo com os eixos temáticos do amor, morte, medo e sociedade. O processo de ensino-aprendizagem voltou-se para as produções autorais dos estudantes, bem como reconhecimento do gênero poema em sua estrutura e efeitos de sentido, valorizando os pressupostos individuais para formação do leitor-autor. Os resultados revelaram como se estrutura a autoria e a escrita através do estudo dos campos léxico-semânticos. Como embasamento teórico para pesquisa e desenvolvimento deste artigo, recorremos a Candido (1995), Pinheiro (2002), Antunes (2012), Gebara (2012), Cosson (2014).

PALAVRAS-CHAVE: Educação Pública. Leitura. Escrita. Autoria. Campos Léxico-Semânticos.

Biografia do Autor

  • Katia MELO, Universidade de São Paulo - USP
    Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Paraíba (UFPB) e Especialista em Engenharia e Arquitetura de Software pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Referências

ANDRADE, C. D. A rosa do povo. 40. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

ANTUNES, I. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2018.

CANDIDO, A. Inquietudes na poesia de Drummond. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

GEBARA, A. E. L. A poesia na escola: leitura e análise de poesia para crianças. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GOLDSTEIN, N. Representações do feminino em cinco poetas. In: SEMINÁRIO DO GEL, 60., 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FFLCH/USP, 2012.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. 2. ed. João Pessoa: Ideia, 2002.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Edição

Seção

Artigos Científicos