FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NA ESCOLA BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v6i1.1752Resumo
Este artigo advém de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UNEB) e apresenta uma reflexão sobre a formação de leitores literários no ambiente escolar. O objetivo é publicizar a descrição e a análise de uma das oficinas que compõe o projeto de intervenção desenvolvido durante os estudos do mestrado e estimular práticas de leitura literária mais próximas à vivência dos estudantes, privilegiando a escrita produzida em “outras centralidades” (PORTO, 2011), por compreender o seu potencial formativo e necessária inserção na sala de aula. A oficina busca discutir o empoderamento feminino a partir dos textos literários selecionados, ampliando a luta pela igualdade de direitos entre os gêneros. Trata-se de uma pesquisa-ação pautada em Candido (1995), Cosson (2018), Coutinho (2014), Dias e Souza (2016), Fiorindo (2012), Gonçalves (2014), Horellou-Lafarge e Segré (2010), Porto (2011), Sartre (2004) e Soares (2006). Como resultado, ratifica-se o benefício de práticas que priorizam a fruição literária no ambiente escolar, bem como o potencial formativo da escrita para o desenvolvimento pessoal, cultural e social dos educandos, para uma formação leitora mais crítica e humana.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária. Escola básica. Outras centralidades.
Referências
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