A MANIFESTAÇÃO DO DIALOGISMO E DA RESPONSIVIDADE ATIVA NA PRODUÇÃO DE CONTOS FANTÁSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v6i1.1750Resumo
Este artigo trata do dialogismo e da responsividade ativa no processo de produção e reescrita de texto e apresenta o resultado parcial da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – Profletras – pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O estudo foi realizado em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental, no município de Cordeiros, Bahia, e visou investigar a manifestação do dialogismo e da atitude responsiva por educandos no processo de produção de narrativa fantástica mediante às intervenções do professor. A pesquisa está fundamenta nos estudos sobre a teoria enunciativo-discursiva da linguagem de Bakhtin (1997, 2014) e alguns dos seus seguidores, a exemplo de Geraldi (1984, 1997), Ruiz (2010) e Menegassi (1998); e nos estudos de Todorov (1980), Rodrigues (1988), Cesarani (2006) e Alazarki (1990) sobre o conto fantástico. A metodologia caracterizou-se como pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; LÜDKE; ANDRÉ, 2015) do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e desenvolveu-se por meio da aplicação de atividades organizadas, segundo o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados apontaram que a interação proporcionada durante as atividades resultou em dialogismo e atitude responsiva ativa, manifestados pelos alunos no processo de produção de seus textos. Constatou-se ainda que a atividade de reescrita possibilitou aos educandos a reflexão sobre seu próprio texto e os auxiliou significativamente no aprimoramento de sua escrita.
PALAVRAS-CHAVE: Produção textual. Reescrita. Dialogismo. Responsividade ativa.
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