PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA ESCOLA: PRODUZINDO MINICONTOS MULTIMODAIS POR MEIO DO APLICATIVO MÓVEL GACHAVERSE
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v6i1.1749Resumo
Este estudo tem por objetivo principal promover um projeto de letramento que proporcione os letramentos digital e literário, mediante a produção de minicontos multimodais, junto a alunos do 9º ano de uma escola pública da rede municipal, situada em João Pessoa/PB, por meio da ferramenta digital Gachaverse. Como objetivos específicos pretendemos: promover novas práticas de leitura e de escrita a partir das interpretações de minicontos do escritor Rinaldo de Fernandes; utilizar aplicativos móveis como recurso didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa; compreender a importância do uso proativo das tecnologias nas práticas escolares e sociais. Trata-se de uma pesquisa ação, de abordagem qualitativa e de natureza intervencionista que contemplou uma turma do Ensino Fundamental, contendo 35 alunos, de faixa etária entre 14 e 16 anos. Como aporte teórico, fundamentamo-nos em estudos de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); Soares (2004); Rojo e Moura (2012); BNCC (2017); Cosson (2014; 2018); Candido (1995); Fernandes (2016); Marcuschi (2001) e Dell’Isola (2007). Como resultado, constatamos a participação efetiva dos educandos, a produção colaborativa em equipe, maior interesse pela leitura literária e a utilização proativa de recursos tecnológicos, configurando, assim, práticas de letramentos digital e literário na escola.
PALAVRAS-CHAVE: Letramentos. Multimodalidade. Tecnologia. Gachaverse. Minicontos.
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