OS MODALIZADORES DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Aida Maria Bandeira de SOUSA Secretaria de Educação do Município de Cajazeiras (SEMCZ)
  • Maria Vanice Lacerda de Melo BARBOSA Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v6i1.1748

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Caderno pedagógico: uma proposta de atividades na perspectiva dos modalizadores discursivos em artigo de opinião no livro didático do 8° e 9º anos do Ensino Fundamental”. Tal pesquisa investigou como ocorre a abordagem dos modalizadores discursivos no gênero artigo de opinião, no livro didático de Língua Portuguesa de 8º ano do Ensino Fundamental da coleção Se Liga na Língua: Leitura, Produção e Linguagem, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018), da Editora Moderna. Optamos por uma pesquisa de caráter documental e descritiva, considerando categorias de análise do corpus. Esta pesquisa ancora-se na Teoria da Argumentação da Língua, de Ducrot (1988, 1990) e colaboradores, bem como nos modalizadores discursivos conforme Nascimento (2009), Koch (2006, 2011) e Neves (2006). Os resultados sinalizaram que o livro didático pesquisado trabalha com os modalizadores discursivos no artigo de opinião de modo insatisfatório, deixando lacunas que constituem entraves para o desenvolvimento da competência argumentativa dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Livros Didáticos. Argumentação. Modalizadores Discursivos. Artigo de Opiniã

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SOUSA, A. M. B. de. Caderno pedagógico: uma proposta de atividades na perspectiva dos modalizadores discursivos em artigo de opinião no livro didático do 8° e 9º anos do Ensino Fundamental. 2020. 200f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras-Profletras) UFCG/CFP, 2020.

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Publicado

2021-07-26

Edição

Seção

Artigos Científicos