OS MODALIZADORES DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v6i1.1748Resumo
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Caderno pedagógico: uma proposta de atividades na perspectiva dos modalizadores discursivos em artigo de opinião no livro didático do 8° e 9º anos do Ensino Fundamental”. Tal pesquisa investigou como ocorre a abordagem dos modalizadores discursivos no gênero artigo de opinião, no livro didático de Língua Portuguesa de 8º ano do Ensino Fundamental da coleção Se Liga na Língua: Leitura, Produção e Linguagem, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018), da Editora Moderna. Optamos por uma pesquisa de caráter documental e descritiva, considerando categorias de análise do corpus. Esta pesquisa ancora-se na Teoria da Argumentação da Língua, de Ducrot (1988, 1990) e colaboradores, bem como nos modalizadores discursivos conforme Nascimento (2009), Koch (2006, 2011) e Neves (2006). Os resultados sinalizaram que o livro didático pesquisado trabalha com os modalizadores discursivos no artigo de opinião de modo insatisfatório, deixando lacunas que constituem entraves para o desenvolvimento da competência argumentativa dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Livros Didáticos. Argumentação. Modalizadores Discursivos. Artigo de Opiniã
Referências
CALADO, S. dos S.; FERREIRA, S. C. dos R. Análise de documentos: método de recolha e análise dos dados. Metodologia da investigação I, Mestrado em Educação, DEFCUL, 2004. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi1/analisedocumentos.pdf>. Acessado em: 21 de ago. de 2020.
CASTILHO, A. T. de; CASTILHO, C. M. M. de. Advérbios modalizadores. In: ILARI, Rodolfo. (org.). Gramática do português Falado. vol. II. Campinas, SP: UNICAMP, 1993, p. 213-260.
DUCROT, O. Polifonia y argumentación: Conferencias del seminário Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1988.
DUCROT, Oswald. Polifonia y argumentación: Conferencias del seminário Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1990.
ESPÍNDOLA, L. C. A entrevista: um olhar argumentativo. João Pessoa: EDUFPB, 2003.
KOCH, I. G. V. A inter-relação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NASCIMENTO, E. P. do. A modalização como estratégia argumentativa: da proposição ao texto. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 4, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Editora Idéia, 2009. p. 1369-1376.
NEVES, M. H. de M. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2006.
ORMUNDO, W.; SINISCALCHI, C. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem. São Paulo: Moderna, 2018. v. 3
SOUSA, A. M. B. de. Caderno pedagógico: uma proposta de atividades na perspectiva dos modalizadores discursivos em artigo de opinião no livro didático do 8° e 9º anos do Ensino Fundamental. 2020. 200f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras-Profletras) UFCG/CFP, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.