ENSINO DE PRODUÇÃO DO DEBATE DE OPINIÃO DE FUNDO CONTROVERSO MEDIADO PELAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gracilene Barros de OLIVEIRA Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Erivaldo Pereira do NASCIMENTO Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v6i1.1746

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e as reflexões referentes à pesquisa de natureza intervencionista, aplicada, sobre o Ensino do Gênero Debate de Opinião de Fundo Controverso mediado pelas sequências didáticas no Ensino Fundamental, finalizada no ano de 2015, durante o curso do PROFLETRAS-UFPB, Campus IV. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual, no oitavo ano, e teve como finalidade analisar e descrever o processo de ensino desse gênero oral. O gênero foi abordado numa perspectiva sociointeracionista, com base nos estudos de Bakhtin (2011). Durante o processo de ensino-aprendizagem do referido gênero, foi-nos possível refletir sobre os gêneros como essenciais para interação social, e também como instrumentos de ensino-aprendizagem para uso nas práticas sociais de linguagem, considerando os postulados de Dolz et al. (2013). Em consonância com os estudos genebrinos, adotamos o procedimento das sequências didáticas, a partir das contribuições de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013). O corpus, gerado para análise, foram duas produções orais, realizadas pelos alunos envolvidos na investigação, antes e após a intervenção. Os resultados comprovaram a eficácia do ensino do gênero a partir das perspectivas adotadas.

PALAVRAS-CHAVE: Debate. Ensino. Sequência didática.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CASTILHO, A. T.; PRETI, D. A linguagem falada culta na cidade de São Paulo, v. II: Diálogos entre dois informantes. São Paulo: T.A. Queiroz/EDUSP, 1986. pp. 9-10.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2013.

KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; HALLER, S. O Oral Como Texto: Como Construir um Objeto de Ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013ª - (Coleção as Faces da Linguística Aplicada).

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; PIETRO, J-F. de. Relato da Elaboração de Uma Sequência: O Debate Público. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013b - (Coleção as Faces da Linguística Aplicada).

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: Apresentação de um Procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013c - (Coleção as Faces da Linguística Aplicada).

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e Progressão em Expressão Oral e Escrita- Elementos para Reflexões Sobre uma Experiência Suíça (Francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013 – (Coleção as Faces da Linguística Aplicada).

MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Edição

Seção

Artigos Científicos