REFLETINDO SOBRE LEITURA E MULTIMODALIDADE À LUZ DOS GÊNEROS TEXTUAIS QUE CIRCULAM NA ESFERA FAMILIAR

Autores

  • Luzileide de Jesus SANTOS E SANTOS Universidade do estado da Bahia (UNEB)
  • Ilmara Valois Bacelar Figueiredo COUTINHO Universidade do estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v6i1.1745

Resumo

O presente texto resultou de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/ UNEB) acerca do desenvolvimento da competência leitora de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola situada no município de Dom Macedo Costa - BA, considerando os pressupostos da pesquisa-ação teve por objetivo potencializar a competência leitora dos alunos envolvidos, a partir de gêneros textuais encontrados na esfera familiar. No presente artigo, fez-se um recorte com o intento de discutir a multimodalidade no processo da construção dos sentidos em rótulos, trazendo o detalhamento de duas oficinas que cumprem o papel de enriquecer a discussão. A base teórica fundamentou-se em Rojo (2012), Dionísio (2011), Marcuschi (2008), Vieira (2007), sendo que os resultados destacados apontaram o desenvolvimento de habilidades de leitura imprescindíveis à formação de sujeitos que tenham condições de se inserir, com autonomia e proficiência, na dimensão interacional e discursiva da língua.

PALAVRAS-CHAVE: Competência leitora. Gêneros textuais. Esfera familiar. Multimodalidade.

Referências

BACH, Simone. Como ler rótulos de produtos alimentares? Tabela nutricional, ingredientes e mais. Canal Cozinha Bach, 2015 (4m e 46s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=03BMcZYS7pE. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. SAEB/Prova Brasil 2011 - primeiros resultados. 2012. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/resultados/2012/Saeb_2011_primeiros_resultados_site_Inep.pdf>. Acesso em:15 de junho de 2018.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Modelo didático de gênero como instrumento para formação de professores. In: MEURER, José Luiz & MOTTA-ROTH, Désirée. (orgs.) Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

DIONÍSIO, Ângela Paiva. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4.ed. São Paulo: Parábola, 2011.

GIBI, Maria Cláudia. Magali – uma história de balões e de sonhos/ Quadrinhos Turma da Mônica. Canal Maria Cláudia Gibi, 2018 (7m 22s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9CmSIlLTsH4. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

KRESS, Gunther; JEWITT, Carey; OGBORN, Jon; TSATSARELIS, Charalampos. Multimodal Teaching and Learning. New York: Continuum Editors, 2010.

MARCUSCHI, Luís Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008.

MORAES, A. S. Pôster acadêmico: um evento multimodal. Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso), v. 09, p. 1, 2007.

ROJO, R; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Tradução Antônio Chelini et al. 25. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14.ed. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

VIEIRA, J. A. Novas perspectivas para o texto: uma visão multissemiótica. In: VIEIRA, J. A. et al. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

VIEIRA, Josenia Antunes; ROCHA, Harrison da; MAROUN, Cristiane R. G. B.; FERRAZ, Janaína de Aquino. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Edição

Seção

Artigos Científicos