RITMOS DA ESCRITA MARCADOS PELA VULGARIZAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA MÍDIA IMPRESSA: UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v6i1.1743Resumo
A partir de uma abordagem discursiva dos estudos sobre letramento, o objetivo deste artigo é mostrar, por meio da análise de cinco recortes extraídos de reportagens publicadas na mídia impressa brasileira, por quais caminhos a presença de conceitos científicos define um ritmo da escrita. Foram privilegiados recortes que não destacavam de forma explícita um conceito científico mobilizado para a construção dos enunciados. Pudemos notar que esta presença não marcada é reconhecida em função de uma posição do intérprete que indicia um jogo de sentido voltado ao apagamento da presença do Outro no discurso para se estabelecer como definidora do ritmo da escrita. Pudemos concluir que este apagamento ratifica as estratégias de fortalecimento da aliança entre discurso científico e discurso jornalístico.
PALAVRAS-CHAVE: Letramento. Ciência. Escrita.
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