EU TE... CONTO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O GÊNERO CONTO
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v2i1.170Resumo
A leitura de um texto literário ainda que complexa por imprescindir do grau de letramento do leitor deve ser prazerosa para ele. Por isso, o professor deve incentivar a leitura, a partir de estratégias acionando processos educativos que contemplem diversas situações comunicativas em que os alunos as empreguem como mecanismo de interação social até que se desenvolva proficiência da leitura literária. Assim, contribuem, com a formação de leitores competentes que, ao adquirir o letramento literário, uma prática social, lhes proporciona inserção no mundo da escrita, da criatividade, da fantasia, da imaginação. Apresentamos uma proposta de ensino na perspectiva do letramento literário, abordando conceitos dos estudos de Cosson (2009), integrando práticas de leitura literária a serem colocadas no ambiente escolar de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como texto-base o conto O Homem que enxergava a morte, de Ricardo Azevedo.
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário. Leitura. Proposta Didática.
Referências
AZEVEDO, Ricardo. O homem que enxergava a morte. In: AZEVEDO, Ricardo. Contos de enganar a Morte. São Paulo: Ática, 2003.
BRASIL. Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Brasília, DF: MEC, 2014.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
GOTLID, N. B. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1999.
GOUVEIA, Arturo (Org.). Machado de Assis desce aos infernos. João Pessoa: Ideia, 2009.
MARIA, Luzia de. O que é conto. São Paulo: Brasiliense, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.