PROFLETRAS: PERCURSOS FORMATIVOS, RESULTADOS, CONTRIBUIÇÕES E ENTRAVES
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v5i2.1596Resumo
A presente entrevista, realizada com a Professora Rose Maria Leite de Oliveira, Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Campina Grande - Polo de Cajazeiras, discute os percursos formativos empreendidos pelo PROFLETRAS junto a professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, os resultados obtidos através da produção didático-pedagógica desenvolvida pelos professores e alunos das turmas formadas entre os anos de 2015 e 2019, as contribuições e entraves vivenciados pelo Programa ao longo desses anos, a fim de difundir experiências formativas que se voltam à dinamização do ensino de língua portuguesa na Educação Básica.Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Introdução. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
NÓVOA. António (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.
SCHÖN, D.A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.
SIGNORINI, I. Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2001.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.