A CENOGRAFIA DE CONFISSÃO NA PÁGINA SEGREDOS UFLA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO EM CONTEXTO DE ANONIMATO

Autores

  • Márcio Rogério de Oliveira CANO
  • Luana Nayara PENA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v5i2.1595

Resumo

Neste trabalho, a partir dos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa de Leitura e Produção de Discurso (GPLPD), propomos a análise dos discursos produzidos em uma página do Facebook conhecida como Segredos UFLA. Tal página permite o envio e a publicação de mensagens anônimas, encabeçadas por “Confesso que”. Trabalha-se com a hipótese de que os discursos da fan page se constituam a partir da cenografia de confissão, refletindo o processo de genealogia do discurso. A confissão é um espaço validado para dizer de si, e sua imposição pela Igreja Católica acarretou, ao longo dos anos, em uma sociedade confessional, que carrega traços da confissão em diversos discursos. A metodologia desta pesquisa envolve a constituição de corpus a partir de postagens da página Segredos UFLA, que foram agrupadas em categorias para sua melhor apreensão. Como referencial para a análise, são utilizados os estudos de Maingueneau (2015) sobre as cenas de enunciação, bem como as considerações de Foucault (1998) sobre os discursos da confissão e os estudos de Orlandi (2015) sobre sujeito discursivo. Além disso, o quadro teórico é constituído por estudos sobre os impactos da tecnologia na discursividade do mundo, tal como Pacheco (2014), Dias (2016) e Maingueneau (2015). As conclusões apontam que a própria cenografia faz emergir o sujeito anônimo ao mesmo tempo em que o valida por meio da cena de enunciação. A cenografia de confissão determina os papéis que os enunciadores devem assumir nesse quadro, bem como os próprios assuntos que serão tratados nessas postagens.

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Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Artigos Científicos